17 de Maio: Dia Mundial da Reciclagem
Em 2024, TRE-SE destina mais de 3 toneladas de materiais para reciclagem

No próximo sábado, 17 de maio, será comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem como objetivo promover a conscientização sobre os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reciclagem.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) demonstra seu compromisso com a sustentabilidade por meio de ações de reciclagem, refletindo a responsabilidade ambiental em seus processos internos.
Em 2024 foram encaminhados para reciclagem 2.868 kg de resíduos de papel, 168,8 kg de resíduos plásticos, 142,5 kg de metais e 67,1 kg de tonners. Além disso, o descarte consciente incluiu 2,9 kg de pilhas, 1.036 lâmpadas e 64,08 kg de resíduos de materiais hospitalares utilizados pelo serviço de saúde do Tribunal.
De janeiro a abril de 2025, o TRE-SE já destinou à reciclagem 792,4 kg de papel, 53,6 kg de plástico, 62,5 kg de metal e 2 kg de tonners. Também foram corretamente descartados 9,5 kg de pilhas, 636 lâmpadas e 10,22 kg de resíduos de serviços de saúde.
Esses números espelham a efetividade das práticas adotadas pela instituição, que integra a responsabilidade ambiental às suas rotinas administrativas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos.
Segundo especialistas, dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, destacam-se a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o uso de combustíveis fósseis, o desmatamento, o esgotamento do solo e o desperdício de água.
Há diversas formas de contribuir para a preservação do meio ambiente, sendo a reciclagem uma das mais conhecidas. Além disso, a substituição cuidadosa de produtos, como embalagens plásticas, sachês e embalagens para viagem, por produtos feitos de materiais alternativos (como papel ou materiais compostáveis), pode proporcionar uma redução adicional na poluição plástica.
Para Caroline Valeriano, chefe do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade, “o Dia Mundial da Reciclagem tem o propósito de nos fazer refletir sobre o impacto das nossas ações no meio ambiente, repensar nossos hábitos de consumo e descarte, e estimular práticas sustentáveis, como seguir os princípios básicos dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A reciclagem nada mais é do que dar a destinação correta aos resíduos gerados e, consequentemente, contribuir para a preservação do meio ambiente. O fato é que quanto menos consumimos, menos descartamos, seja em casa ou no ambiente de trabalho.”
Diante desse cenário, é fundamental que cada pessoa faça a sua parte e que a sociedade como um todo cobre a instituição de políticas públicas voltadas à preservação e o cumprimento das leis ambientais. Pequenas atitudes, como a separação correta do lixo, a redução do uso de plásticos descartáveis e a preferência por produtos reutilizáveis, podem causar grandes impactos positivos.
“Faça da reciclagem um hábito. Separe os resíduos, reaproveite garrafas, potes e embalagens, troque as sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis, consuma o necessário e incentive as pessoas a fazerem o mesmo”, pontuou Carol Valeriano.
Seja qual for a situação da limpeza urbana na sua cidade, não jogue lixo a céu aberto. Os lixões são um problema socioambiental grave e devem ser evitados a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que os resíduos produzidos por você cheguem, ao menos, a um aterro sanitário.
O TRE-SE convida todas(os) servidoras(es) e colaboradoras(es) a refletirem sobre suas escolhas e a assumirem um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável.
Audiodescrição: Imagem com a urna eletrônica em destaque. Ao fundo, no canto direito, o símbolo da reciclagem indicando que a urna é reciclável.