Fale com a Ouvidoria Regional Eleitoral do TRE-SE e tire dúvidas, faça elogios e sugestões.

Brígida Declerc Fink toma posse como juíza titular no TRE-SE

Com vasta experiência na Justiça Eleitoral, magistrada assume mandato até 2027 e é indicada para dirigir a Escola Judiciária Eleitoral

Com vasta experiência na Justiça Eleitoral, magistrada assume mandato até 2027 e é indicada para...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Diógenes Barreto, empossou a juíza Brígida Declerc Fink como membro titular da Corte Eleitoral. A posse ocorreu na manhã de hoje, 9 de maio de 2025. A nova integrante do colegiado cumprirá o biênio até o dia 9 de maio de 2027.

Com sólida trajetória na Justiça Eleitoral, Brígida Declerc Fink retorna à Corte com ampla experiência na matéria. Entre maio de 2017 e maio de 2019, já havia exercido a função de juíza substituta no TRE-SE. Além disso, atuou em diversas zonas eleitorais do estado como juíza de 1º grau, com destaque para a 3ª Zona Eleitoral (Aquidabã), onde permaneceu como juíza titular por 1.190 dias, entre novembro de 1997 e fevereiro de 2001; e para a 5ª ZE (Capela), no período de março de 2001 a agosto de 2003, 914 dias de atuação.

Outro marco da trajetória foi o biênio como titular da 27ª ZE (Aracaju), de 30 de junho de 2014 a 30 de abril de 2016 (671 dias). A experiência acumulada ao longo de anos na magistratura (atuando na Justiça Eleitoral) reforça a capacidade técnica da Dra. Brígida e o compromisso dela com os valores democráticos.

A magistrada recebeu do presidente, desembargador Diógenes Barreto, a Medalha do Mérito Eleitoral, no grau Comendador. A comenda foi criada pela Resolução TRE-SE n. 181/2003. Em seguida, o presidente indicou a Dra. Brígida para assumir a diretoria da Escola Judiciária Eleitoral e, de forma unânime, a indicação foi acolhida pelos demais membros do Tribunal.

A corregedora regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal, Desa. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, proferiu a saudação em nome dos integrantes do colegiado: “Orgulho-me em presenciar nossa história sendo escrita com mais uma mulher a integrar este Tribunal, o quê evidencia não apenas o espírito democrático que o norteia, mas possibilita o fortalecimento da representatividade feminina, diversificando as perspectivas e contribuindo para que as decisões reflitam o respeito à democracia, sempre na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva”. A Desa. Ana Bernadete destacou ainda as passagens da juíza Brígida Declerc exercendo os cargos de juíza auxiliar da presidência do TJ (biênio 2015/2017) e de juíza corregedora por três biênios consecutivos (2019 a 2025).

No discurso de posse, a juíza Brígida Declerc afirmou que “a democracia e a Justiça Eleitoral caminham juntas na história do Brasil. A Justiça Eleitoral nasceu para assegurar a soberania popular, exercida por meio do sufrágio (voto) e é uma entidade indissociável da história republicana do país. Eleições livres, transparentes e bem conduzidas asseguram a renovação e o fortalecimento de nossas instituições. É uma alegria e uma honra assumir o cargo de juíza titular no TRE-SE”.

Em outro momento, a juíza Brígida pontuou: “Uma conjunção de fatores quis, na minha posse, a presença da governadora em exercício do Estado de Sergipe, desembargadora Iolanda Santos Guimarães, e da presidente do TRE-SE (em exercício), Desa. Ana Bernadete. Ressaltando mulheres em cargos de poder, cito a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dra. Suzana Azevedo, e a prefeita de Aracaju, a Dra. Emília Correia. A empossada também referiu-se a uma fala da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que lembrou haver sub-representação da mulher nos cargos de poder, situação que ganha maior relevância diante do fato de que as mulheres são a maioria da população brasileira e a maioria do eleitorado. Assista ao discurso completo clicando no link a seguir: Cerimônia de Posse da juíza Brígida Declerc Fink.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Des. Diógenes Barreto (presidente do TRE-SE), Desa. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade (corregedora e vice-presidente do Tribunal), desembargadora Iolanda Santos Guimarães (governadora em exercício do Estado de Sergipe), desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior (presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe), deputada Maria do Carmo Paiva da Silva (presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe), Daniel Alves Costa (presidente da OAB/SE), os juízes membros do TRE-SE Breno Bergson Santos, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e a juíza membro Dauquíria de Melo Ferreira. O juiz membro Tiago José Brasileiro Franco acompanhou a solenidade de forma virtual. Representou o Ministério Público o procurador regional eleitoral José Rômulo Silva Almeida. Por fim, a secretária judiciária do TRE-SE, Dra. Ana Maria Rabelo de Carvalho Dantas.

A solenidade de posse foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-SE no YouTube e está disponível para visualização no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uRskx-s8-Cc

Acesse a galeria de fotos: Posse Dra. Brígida

Audiodescrição: Mulher branca de cabelos loiros e curtos sorrindo. Ao fundo, pessoas aplaudindo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido