17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Salvador
Discutem-se os caminhos para a elaboração da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2024

Representantes de órgãos da Justiça de todo o país participam do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorre nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador. No evento, discutem-se os caminhos no sentido de elaborara Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2024. Na abertura do encontro, foi lançado o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
O presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, proferiu a palestra magna, abordou diversos assuntos: as soluções para reduzir a duração do processo judicial; a valorização da magistratura, incluindo o aperfeiçoamento em relação ao ingresso na carreira e a maior equidade racial e de gênero.
O ministro Barroso salientou que o Judiciário está em constante evolução. Esclareceu que há estudos para que seja adotada uma prova nacional que “funcionará como requisito de habilitação para participar de concursos. Cada tribunal continuará com a sua autonomia para realizar o seu concurso, constituir as suas bancas, seguir as próprias regras”, explicou o ministro.
Os pontos abordados durante os dois dias de evento: Conferência magna sobre a magistratura;eficiência do Poder Judiciárioe o uso de tecnologias; panorama dos tribunais, com apresentação dos resultados alcançados em 2023; reuniões setoriais, nas quais cada ramo da Justiça discute a construção das metas para 2024; e umpainel sobre cidadania e os desafios para efetivar a ampliação do acesso à Justiça.
Representam o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no evento juiz membro do TRE-SE e diretor da Escola Judicial Eleitoral de Sergipe (EJESE), Dr. Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, que representa a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva (presidente do TRE-SE), e o coordenador de planejamento estratégia e governança, Marcelo Gerard.
Audiodescrição: Na fotografia oito pessoas estão em pé, entre elas o Dr. Hélio de Figueiredo (representando o TRE-SE), o desembargador Ricardo Múcio, a desembargadora Ana Bernadete e a juíza Dauquíria de Melo (ambos representando o TJSE).