Processo Judicial Eletrônico (PJe) será implementado em todas as ZEs do Brasil
A medida vai agilizar trâmite dos pedidos de registro de candidatura nas eleições municipais de 2020, a exemplo do ocorrido no pleito geral do ano passado

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) caminha para mais um desafio, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será implementado em 2019 o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as Zonas Eleitorais do Brasil. O objetivo é que, no pleito municipal de 2020, o sucesso seja o mesmo ocorrido nas eleições gerais do ano passado.
Como em 2018, em Aracaju, os pedidos de registro de candidatura requeridos aos cartórios eleitorais por meio do Sistema de Candidaturas (CANDex) também passarão a ser autuados no PJe.
A inclusão dos pedidos de registro de candidatura no PJe passou a ser realizada a partir de 2016. Como resultado, a autuação desses pedidos, que levava dias para ser concluída, passou a ser feita em poucos minutos. Nas Eleições Gerais de 2018, a novidade foi utilizada com 100% de êxito, aprovada por todos os tribunais regionais eleitorais. Ao serem protocolados no CANDex, os pedidos de registro de candidatura são automaticamente incluídos no PJe. E começa os trâmites processuais e a contagem dos prazos exigidos por lei.
Sustentabilidade
Entre os diversos benefícios obtidos com o Processo Judicial Eletrônico, vale destacar a maior celeridade no tempo do trabalho executado por servidores e magistrados, gerando economia de energia elétrica, menos pagamento de horas extras, e, sobretudo, menos gasto de papel.