Projeto “Todo Voto Importa” avança com novas parcerias em Sergipe
TRE-SE fortalece articulação com instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) tem intensificado, nas últimas semanas, o diálogo com instituições públicas e da sociedade civil com a finalidade de apresentar e fortalecer o projeto “Todo Voto Importa”. A iniciativa integra o Coletivo de Inovação Eleitoral (rede formada por laboratórios de inovação da Justiça Eleitoral em diversos estados) e busca garantir um atendimento mais acessível, inclusivo e respeitoso às pessoas com deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Representantes do TRE-SE participaram de três encontros estratégicos: com o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser); com a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE) e com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju.
No dia 23, os servidores Ana Karla Nascimento, chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), e Paulo Sérgio de Santana Silva, chefe do Núcleo de Criatividade e Inovação do TRE-SE, apresentaram o projeto em reunião com a presidente do Conser, Dayse Xavier de Santana, a vice-presidente, Rita Regina Domingos da Cruz Rodrigues, e a secretária-executiva, Luciana Ferreira da Silva Aquino.
De acordo com os representantes do TRE-SE, a proposta é fortalecer a atuação colaborativa e integrada entre os órgãos públicos, por meio de ações que promovam inovação, acessibilidade e equidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A partir do encontro, iniciaram-se tratativas para ações conjuntas em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
No contexto de mobilização do projeto, no dia 28 de julho, os mesmos servidores realizaram uma visita institucional à Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE). Foram recebidos pelo presidente da entidade, Adriano Matias da Rocha, e pelo vice-presidente, Osvaldo Mascarenhas de Andrade Filho. Os representantes do Tribunal puderam ouvir relatos sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual no exercício do voto.
A servidora Ana Karla afirmou que “a Justiça Eleitoral em Sergipe já realiza esforços, especialmente voltados para as pessoas com deficiência, e o projeto busca ampliar essas ações, chegando àquelas pessoas que normalmente não são alcançadas”.
Já o servidor Paulo Sérgio reforçou que “do ponto de vista da inovação, é fundamental ouvir as pessoas com deficiência para compreender quais são suas dores e barreiras no exercício da cidadania eleitoral”.
A ADEVISE apresentou os serviços que oferece à comunidade, como cursos de informática, teclado e linguagem Braile, e colocou-se como parceira do TRE-SE nas ações futuras do projeto.
Fechando o ciclo de articulações, no dia 29, o TRE-SE reuniu-se com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju. A secretária Simone Valadares recebeu a equipe do projeto e manifestou apoio à proposta, disponibilizando as unidades da rede municipal para viabilizar ações conjuntas. Também participaram da reunião com a secretaria municipal: Márcio Melo (diretor de Direitos Humanos), Viviane Fonsêca (assessora jurídica), Danyara Passos (coordenadora da Pessoa com Deficiência), Kerlly Andrade (coordenadora da Proteção Social Básica) e Luciana Góis (assessora de comunicação). Entre as ações previstas está o atendimento itinerante com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a realização de atividades na unidade Centro-Dia, referência no atendimento à pessoa com deficiência em Aracaju.
As ações do projeto “Todo Voto Importa” devem se intensificar no mês de setembro com campanhas de sensibilização nas redes sociais e atividades presenciais junto às instituições parceiras.
Audiodescrição: Sete pessoas estão posando sorridentes para a foto em ambiente interno bem iluminado. Da esquerda para a direita, há quatro mulheres e três homens. Todos estão vestidos de forma casual ou social leve. Ao fundo, vê-se uma pintura colorida de paisagem em uma parede branca, com móveis claros e cortinas brancas. A atmosfera é descontraída e profissional.