Desa. Ana Lúcia Freire é eleita, por aclamação, presidente do TRE-SE
Posse oficial ocorrerá no dia 27 de fevereiro

A presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho, deu posse, na tarde desta quinta-feira (19), à desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, que passa a ocupar uma das vagas destinadas aos desembargadores na composição da Corte Eleitoral. Na mesma sessão, a magistrada foi eleita, por aclamação, presidente do TRE-SE para o biênio 2026–2028.
A empossada foi conduzida ao plenário pela juíza Brígida Declerk Fink e pelo juiz Tiago Brasileiro. Em seguida, prestou o compromisso regimental e assinou o termo de posse, lido pela secretária judiciária Ana Maria Rabelo de Carvalho Dantas.
Dando prosseguimento à sessão, a presidente em exercício conduziu o processo de eleição, nos termos do Regimento Interno. Por unanimidade, os membros da Corte acolheram a indicação e elegeram a desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos para exercer a Presidência do TRE-SE até fevereiro de 2028.
A desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos agradeceu à presidente em exercício, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho, pela deferência e pela confiança nela depositada, estendendo o reconhecimento aos demais membros da Corte. Em sua manifestação, destacou também o apoio dos servidores da Justiça Eleitoral e fez uma referência especial à memória da saudosa procuradora eleitoral Aldirla Pereira de Albuquerque, recordando o compromisso institucional e a amizade que as uniu quando atuaram juntas na composição da Corte Eleitoral. “Recebo esta missão com profundo senso de responsabilidade e espírito público. Agradeço a confiança de meus pares e tenho a convicção de que poderei contar com cada servidor e servidora desta Casa, que sempre me acolheram com carinho, respeito e elevado profissionalismo.”
A posse oficial da desembargadora eleita para a Presidência do TRE-SE ocorrerá no dia 27 de fevereiro, às 10 horas, no Plenário Fernando Ribeiro Franco.
Currículo
Natural de Aracaju (SE), a desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1984. Iniciou sua trajetória profissional como defensora pública, função que exerceu até 1989.
Em 26 de dezembro de 1989, ingressou na magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). Ao longo de 27 anos de judicatura, atuou nas Comarcas de Pacatuba, Frei Paulo, Boquim e Aracaju, destacando-se pelo compromisso com a prestação jurisdicional.
Na Justiça Eleitoral, exerceu funções no 1º e no 2º graus de jurisdição. Foi presidente de Turma Recursal e, em diversas ocasiões, convocada para substituir desembargadores no TJSE.
É acadêmica fundadora da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e pós-graduada em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil pela Escola Judicial do Estado de Sergipe (EJUSE).
Tomou posse como desembargadora do TJSE em 11 de julho de 2016. Foi diretora da Escola Judicial do Estado de Sergipe (EJUSE) na gestão 2019–2020. No biênio 2023–2025, exerceu a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe.











