TSE lança campanha para ajudar eleitores a desvendar conteúdos falsos
Websérie orienta eleitores a identificar conteúdos falsos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nas redes sociais, a websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”. Com abordagem simples e didática, a campanha traz seis vídeos de um minuto que orientam e alertam o público sobre o fenômeno da desinformação e ajudam a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos. Os episódios explicam como a desinformação surge, se espalha e afeta as pessoas nas redes sociais.
O material ensina a eleitora e o eleitor a identificar se uma informação é verdadeira ou falsa por meio dos chamados “5 Vs da Desinformação”: volume de informação, variedade de temas, velocidade de propagação, viralidade dos conteúdos e verossimilhança. Os 5 Vs evidenciam o quanto uma informação pode “parecer” verdadeira, mas, na prática, ser enganosa.
Durante o Seminário da Justiça Eleitoral sobre segurança, comunicação e desinformação, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que o enfrentamento à desinformação é hoje uma preocupação global e exige respostas firmes, responsáveis e articuladas entre as instituições. “Temos desafios novos, desafios que são os de sempre, mas desafios inclusive inéditos. Uma delas é a chamada desinformação, que pode afetar a liberdade de escolha do eleitor e levar alguém a votar acreditando em uma falsidade e, depois, perceber que jamais teria feito aquela escolha se conhecesse a verdade”, afirmou.
No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o enfrentamento à desinformação também é reforçado por meio de ações educativas próprias, a exemplo da personagem Tia Vera, criada para aproximar a Justiça Eleitoral da população e esclarecer dúvidas frequentes sobre o processo eleitoral, promovendo informação confiável e orientação cidadã.
Os 5 Vs da desinformação
Volume: refere-se à grande quantidade de informações que circulam diariamente na internet, dificultando distinguir o que é verdadeiro do que é falso.
Variedade: diversidade de temas, formatos e plataformas por onde os conteúdos chegam, o que pode confundir o público.
Velocidade: rapidez com que a desinformação é produzida e compartilhada, muitas vezes superando a checagem dos fatos.
Viralidade: capacidade de conteúdos fabricados se espalharem rapidamente, atingindo muitas pessoas em pouco tempo.
Verossimilhança: produção de conteúdos falsos ou manipulados para parecerem verdadeiros, inclusive com uso de inteligência artificial.
Episódios semanais
Os seis vídeos da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” são publicados às quartas-feiras nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também é disponibilizado para emissoras de televisão e parceiros institucionais.
Audiodescrição: Imagem ilustrada em fundo verde com o texto “V de Verdade” em destaque. Ao redor do título, há ícones de mídia digital: um notebook, fotos, um celular com fones de ouvido e símbolos de música e vídeo. Abaixo, a frase: “Em terra de fatos, fake não tem vez”, com um microfone ao centro.


