Edição de outubro de 2025 do Informativo Plenarium
O informativo Plenarium ressalta o “Dia D”, realizado no Centro de Integração Social Raio de Sol (CIRAS), que atende pessoas com diversos tipos de deficiência.

O informativo Plenarium ressalta o “Dia D”, realizado no Centro de Integração Social Raio de Sol (CIRAS), que atende pessoas com diversos tipos de deficiência. As ações foram alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em parceria com os tribunais que integram a Rede Nordeste de Inovação. A iniciativa integra as ações do projeto “Todo Voto Importa” e tem como meta ampliar a participação de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social no exercício do direito ao voto.
A primeira Matéria Especial destaca a conquista do Nível de Excelência na avaliação iGovTIC-JUD 2025, com um impressionante índice de 94,20% de conformidade. Desde a primeira edição do iGovTIC-JUD, criado em 2021 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRE-SE tem se mantido nas mais altas colocações do ranking, reafirmando sua posição de vanguarda no setor.
A segunda Matéria Especial disserta sobre o Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém-PA. Participaram do evento a presidente em exercício do TRE-SE, desembargadora Ana Bernadete Leite, e a diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe, a juíza membro Brígida Declerc Fink. Acompanharam as magistradas as servidoras Lídia Matos (EJESE) e Caroline Valeriano (NSA).
A terceira Matéria Especial evidencia a palestra “Conhecer para cuidar: um olhar sobre neurodivergência” ministrada pelo médico Kaio Bernardes e a “Exposição Amarela”, idealizada pela servidora da Justiça Federal, Kelma Nunes. O evento, em apoio ao setembro amarelo, fez parte do projeto "Saúde Integral" e do programa "Qualidade de Vida no Trabalho", coordenados pela SGP/COASA/SEASA.
A coluna Aconteceu traz os principais fatos de setembro de 2025: TRE-SE resgatou acervo eleitoral histórico do município de Siriri; servidor do TRE-SE foi selecionado pela EJE-TSE e ENFAM; ABI em Itabaianinha registrou 147 serviços eleitorais; Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral; TRE-SE promoveu roda de conversa sobre cidadania com pessoas idosas; posse de servidora aprovada no Concurso Unificado da Justiça Eleitoral; 16º Simulado Nacional de Hardware.
Por fim, o quadro Memória Eleitoral debate sobre a trajetória do voto dos grupos sociais no Brasil. Logo após a implementação da primeira legislação eleitoral, o voto era censitário, o que excluía a maioria da população. Mulheres, escravizados, analfabetos, pobres, indígenas e jovens estavam fora do processo.
Que você tenha agradável leitura!
ASCOM