III Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária
O Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-SE submeteu proposta e foi selecionado para apresentação de prática – Cooperação entre juízos, tribunais e interinstitucional

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe participou, nos dias 20 e 21 de março, do III Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária, realizado no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Salvador. O juiz membro do TRE-SE e coordenador do núcleo, Hélio Mesquita e o assessor Hermano de Oliveira Santos representaram a Justiça Eleitoral sergipana.
A Rede Nordeste de Cooperação Judiciária reúne 28 tribunais da região e tem por objetivo integrar núcleos de cooperação entre tribunais, permitindo que magistrados e servidores atuem estrategicamente para fortalecer a cultura da cooperação no Judiciário.
O Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-SE submeteu proposta e foi selecionado para apresentação de prática – Cooperação entre juízos, tribunais e interinstitucional. Essa atividade consiste em uma parceria entre o TRE-SE e a UFS, por meio da qual o Poder Judiciário busca o apoio da universidade (docentes e discentes) interessados em desenvolver projetos nas áreas de inovação, ESG (ambiental, social e governança) e DEI (diversidade, equidade e inclusão).
O servidor Hermano de Oliveira explicou como funciona a iniciativa. “Após uma reunião inicial para alinhar expectativas, os objetivos e responsabilidades são definidos e a iniciativa é formalizada. Ao final, é elaborado um relatório com os resultados, como a melhoria do serviço ou entrega do produto”, disse o técnico do TRE-SE.
Durante sua apresentação aos demais componentes da Rede Nordeste, o juiz Hélio Mesquita explicou que “a parceria com a Universidade desenvolve iniciativas (projetos, ações ou eventos) por meio de coorganização, apoio ou consultoria, incluindo, quando necessário, a disponibilização de equipamentos, instalações e pessoal. "Isso visa reduzir custos e investimentos nas áreas de capacitação e eventos e aprimorar a gestão do conhecimento”, explicou o magistrado.
Resultados alcançados:
- Direito e Relações Internacionais: Criação da Unidade de Monitoramento das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, por meio de consultoria.
- Comunicação Social e Psicologia: Campanhas nas redes sociais, spots em rádio e pesquisa sobre comportamento em ações contra desinformação eleitoral, com consultoria e pesquisa de campo.
- Artes Visuais: Capacitação de servidores e técnicos em memória e gestão documental, com participação de representantes do Judiciário, por meio de cursos, oficinas e visitas técnicas.
- Engenharia Ambiental: Desenvolvimento e implementação de programa de descarbonização, com consultoria e apoio técnico-operacional.
- Artes Cênicas: Realização de evento nacional sobre acessibilidade, com apoio logístico.
- Cinema e Audiovisual: Produção de curta-metragem sobre jovens eleitores, discriminação e equidade racial, com apoio logístico.
Audiodescrição: imagem em plano geral do evento. Várias pessoas estão sentadas para assistirem uma mesa composta por 7 pessoas.