TRE-SE brilha no cenário nacional de auditoria
Linguagem Simples em auditoria leva TRE-SE ao pódio do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) alcançou o segundo lugar no prestigioso Prêmio de Auditoria 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação reconhece a prática "Comunicação efetiva: relatório de auditoria em uma página, com linguagem simples", desenvolvida pela Coordenadoria de Auditoria Interna (COAUD) do Tribunal, na categoria "Eficiência e Desburocratização dos Processos".
A iniciativa do TRE-SE destacou-se por focar na clareza, objetividade e acessibilidade dos relatórios de auditoria, utilizando técnicas de elaboração e linguagem simplificada. A prática surgiu como resposta à dificuldade dos destinatários em ler relatórios extensos ou compreender a linguagem técnica neles empregada.
Um Relatório, Múltiplos Benefícios
A proposta da equipe de auditoria interna do TRE-SE, liderada pelo Coordenador Adail Vilela de Almeida, ressaltou a importância da comunicação efetiva. Para eles, uma comunicação é eficaz quando os objetivos são alcançados e há satisfação mútua sobre o que foi discutido. Um relatório de auditoria de uma página, contendo os elementos essenciais (objeto, resultados, materialidade, conclusões e perspectivas), demonstra ser uma ferramenta poderosa para isso.
A linguagem simples, conforme defendido pela equipe, é crucial para gerar clareza, engajamento, compreensão e aceitação do conteúdo. Como resultado, a COAUD do TRE-SE passou a utilizar um sumário executivo de, no máximo, uma página em todos os relatórios de auditoria, divulgando-os também na página do TRE-SE na internet. O uso de links facilitou ainda mais o acesso ao conteúdo e o aprofundamento das informações.
Impacto e Reconhecimento
A implementação dessa prática trouxe melhorias significativas. Houve uma notável redução no tamanho dos relatórios e um maior reconhecimento das boas práticas das unidades auditadas. As respostas após os relatórios preliminares tornaram-se mais proativas, com as unidades frequentemente apresentando soluções ou planos de ação.
A taxa de cumprimento das recomendações também apresentou um salto impressionante, passando de 40,9% em 2022 para 67% em 2024. Essa melhoria é atribuída à comunicação mais amigável e simples, que estimula e facilita a compreensão, além de um debate mais aprofundado entre a auditoria e os auditados.
Rubens Lisboa, diretor-geral do TRE-SE, ao receber a notícia da premiação afirmou: "É com muita satisfação que tomei conhecimento de mais um prêmio para o TRE-SE. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho hercúleo, ao esforço e à dedicação dos que integram a equipe da COAUD, em especial o Coordenador Adail Vilela, um servidor sempre preocupado em aperfeiçoar os conhecimentos e pronto para apresentar e encampar iniciativas que visam a aprimorar o fluxo das tarefas desenvolvidas. O Prêmio concedido pelo CNJ é mais um degrau que ratifica o amadurecimento do grupo e demonstra que nosso Tribunal está à frente também nos serviços concernentes às auditorias, preocupando-se em clarificar e sintetizar os seus pareceres. Parabéns e avante sempre!".
A equipe de auditoria do TRE-SE, coordenada por Adail Vilela de Almeida, é composta por Silvânia Martins de Santana, Ivanildo Alves de Medeiros, Anna Carolina do Valle Conceição, Cláudio Lima Juiz e Luiz Fernando Brito de Carvalho.
Este prêmio representa uma validação externa expressiva, em âmbito nacional, da excelência da prática de auditoria interna do TRE-SE pelo Sistema de Auditoria do Poder Judiciário (Siaud-Jud).
Audiodescrição: registro de quatro pessoas sorrindo. No meio um homem branco de óculos segura um certificado.