Organização Estratégica: TRE define atribuições dos Juízos de Aracaju para Eleições 2024

Juízos eleitorais recebem atribuições específicas para melhor gestão do processo eleitoral

Juízos eleitorais recebem atribuições específicas para melhor gestão do processo eleitoral

A Resolução n. 54/2023, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), estabelece a distribuição de competências entre os juízos eleitorais de Aracaju para as eleições municipais de 2024. A medida, que visa uma repartição equitativa das responsabilidades, destina-se a otimizar o processo eleitoral em uma cidade com eleitorado expressivo.

Em Aracaju, cidade que conta com três zonas eleitorais, a divisão de competências se faz necessária devido à grande quantidade de eleitores e à complexidade das operações eleitorais. Segundo a resolução, a distribuição das competências ficou estabelecida da seguinte forma:

1ª Zona será responsável pelo julgamento de questões relacionadas à propaganda eleitoral, incluindo a distribuição dos horários de propaganda eleitoral gratuita e o processamento das prestações de contas de campanha.

27ª Zona apreciará os requerimentos de registros de candidaturas, suas impugnações e arguições de inelegibilidade. Também cuidará das impugnações, reclamações e representações relacionadas a pesquisas eleitorais. Além disso, cabe ao juiz 27ª ZE julgar as ações de impugnação de mandato eletivo e a autorização de pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral.

2ª Zona conduzirá a proclamação dos resultados das eleições e a diplomação dos eleitos na capital sergipana. Conforme estabelecido pelo Código Eleitoral, tais atribuições são reservadas ao juiz eleitoral mais antigo da comarca. A 2ª Zona também possui jurisdição sobre o município de Barra dos Coqueiros e lá acumulará todas as competências para a execução da eleição.

A Resolução n. 54/2023 também enfatiza que o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral em Aracaju poderá ser exercido por todos os juízes eleitorais da respectiva circunscrição, garantindo a manutenção da ordem e o cumprimento das normas eleitorais durante o período eleitoral.

Enquanto Aracaju adota uma abordagem segmentada para a gestão eleitoral devido ao seu grande eleitorado, a situação nas Zonas Eleitorais do interior de Sergipe é notavelmente diferente. Nestas áreas, cada ZE acumula todas as competências necessárias para a administração do processo eleitoral. Essa configuração unificada permite que as Zonas Eleitorais interioranas gerenciem eficientemente múltiplos municípios sob sua jurisdição, garantindo que cada aspecto, desde o registro de candidaturas até a fiscalização da propaganda eleitoral e a proclamação dos resultados, seja conduzido de maneira centralizada e integrada.

Essa organização detalhada das competências assegura que todos os atos preparatórios, a logística e o julgamento das ações relacionadas ao pleito sejam adequadamente supervisionados e julgados, refletindo o compromisso do TRE-SE com a transparência e a integridade das eleições municipais de 2024.

Acompanhe o TRE-SE nas redes sociais e fique por dentro de toda a preparação das eleições. Acesse a resolução por meio do link: Resolução TRE/SE Nº 54/2023

Audiodescrição: fotografia de uma mesa de reuniões. Em primeiro plano, um homem segura um tablet que está exibindo gráficos na tela. Em segundo plano, pessoas seguram papeis com gráficos. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido