4ª Reunião do Comitê Gestor de Segurança da Informação do TRE-SE
Foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo NSI/DG e o panorama das ações desenvolvidas pela ASSEC/STI

O Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) reuniu-se, na manhã de hoje (5), para a 4ª reunião anual. Na pauta de trabalho: Resumo das atividades desenvolvidas em 2023 pelo Núcleo de Segurança da Informação e Proteção de Dados (NSI/DG) e o Panorama das ações desenvolvidas pela Assessoria Técnica de Segurança Cibernética (ASSEC/STI).
Iniciando o encontro, o servidor Júnior Gonçalves Lima (NSI) destacou que os membros do Comitê participaram de importantes capacitações ao longo de 2023, gerando ganhos substanciais para a estruturação do conhecimento técnico sobre Segurança da Informação. O especialista sublinhou que, entre as principais atividades executadas em 2023, está a elaboração do plano de ação para situações de ataques.
Júnior informou que dentre as funções cotidianas do NSI está o assessoramento à Alta Cúpula do TRE-SE e a emissão de informações sobre o assunto. Lembrou ainda que os servidores da Secretaria do Tribunal e dos Cartórios Eleitorais da Capital foram convidados para participarem de treinamento em Segurança da Informação. “Iniciamos o processo de sensibilização e conscientização das servidoras e dos servidores sobre aspectos de segurança da informação, um número expressivo acolheu nosso convite e já está consciente dos riscos associados ao trato das informações no seu dia a dia. Além do pessoal lotado na sede, cento e vinte e três pessoas nos cartórios e centrais de atendimento, e 73 estagiários, receberam treinamento sobre o tema em 2023, um trabalho essencial à implantação de uma cultura de segurança", comemorou.
Dando continuidade à reunião, o servidor Selmo Pereira de Almeida, da Assessoria Técnica de Segurança Cibernética, ponderou que o objetivo central é a proteção dos ativos e das informações do TRE-SE contra ataques cibernéticos.
Selmo explicou que, atualmente, o TRE-SE conta com 7 aplicações de Soluções de Segurança em pleno uso. São elas: Solução de Antivírus, Múltiplo fator de autenticação, Gerenciamento de Acessos, Web App Firewall, Segurança para Oraclle, Auditoria de Active Directory e Gestão de Ativos e Patches.
Além dos servidores anteriormente nominados, participaram da 4ª reunião do CGSI: Rubens Lisboa (presidente do Comitê), Perla Danucha Santana (representando a Presidência do TRE-SE), Ana Patrícia Franca Ramos Porto (representando a Corregedoria), José Carvalho Peixoto (secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação), Norival Navas Neto (secretário de Administração, Orçamento e Finanças), Débora Maria Barbosa do Nascimento (representando a Secretaria de Gestão de Pessoas), Thiago Barreto do Nascimento (representando a Secretaria Judiciária) e André Frossard Signes (Assessoria de Imprensa e Comunicação Social).