Edição de maio de 2025 do informativo Plenarium
A matéria de capa ressalta o IV Fórum de Enfrentamento à Desinformação.

O informativo PLENARIUM ressalta o IV Fórum de Enfrentamento à Desinformação. O evento, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) em parceria com a Comissão de Enfrentamento à Desinformação (CEDE), fomentou o debate sobre os desafios da desinformação no cenário eleitoral para o pleito de 2026 e perspectivas para o futuro.
A primeira Matéria Especial destaca a ação de atendimento às comunidades do Quilombo Mocambo e da tribo indígena Xokó, no município de Porto da Folha. A iniciativa foi uma parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) e o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL).
A segunda Matéria Especial apresenta os processos julgados pelo TRE-SE no mês de abril. Foram julgados mais de 70 processos em 8 sessões plenárias.
A coluna ACONTECEU traz os principais fatos de abril de 2025: o juiz Leonardo Souza Santana Almeida tomou posse como membro substituto do TRE-SE; Encontro sobre Planejamento Integrado de Eleições; presidente do TRE-SE participou de reunião com a ministra Cármen Lúcia; Juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto despediu-se do TRE-SE; Audiência pública sobre metas da Justiça Eleitoral para 2026.
A coluna Criatividade & Inovação discute sobre o conceito de inovação e suas tipologias.
Por fim, o quadro Memória Eleitoral disserta sobre Mário Juruna (cacique Xavante), primeiro indígena a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. Ele foi eleito em 1982 durante a ditadura militar. Com um gravador sempre à mão, denunciou abusos, corrupção e a negligência do governo em relação aos povos originários.