Palestra apresenta resultados da Pesquisa de Clima Organizacional
Houve um aumento significativo nos índices de favorabilidade: a média geral ficou em 86,69%
No dia 18 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) apresentou os resultados daPesquisa de Clima Organizacional (PCO).Foi a sexta edição da pesquisa, cujos resultados apresentaram melhoras significativas em relação à última pesquisa (realizada em 2017).
A psicóloga do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Christiane Cavalcanti de Mello, afirma que “a pesquisa de Clima Organizacional é um instrumento de diagnóstico por meio do qual é possível identificar qual a percepção dos servidores em relação a aspectos importantes do ambiente de trabalho, como o processo de comunicação, reconhecimento, relação com chefias e colegas, entre outros”.
Christiane lembrou que a adversidade surge no ambiente de trabalho e que devemos buscar equilíbrio. “Lidar com o diferente é difícil”, disse. Para finalizar, a psicóloga afirmou houve um aumento significativo nos índices de favorabilidade, ou seja, os percentuais satisfatórios obtidos com a pesquisa: a média geral ficou em 86,69%.
A pesquisa mediu oito dimensões do ambiente de trabalho:
relação com o trabalho: percepção dos servidores em relação ao trabalho que executam: realização, utilização das habilidades e conhecimentos, sentido, planejamento e divisão adequada de tarefas.
condições de trabalho: identificação do grau de conforto das instalações físicas e ergonômicas de trabalho;
comunicação interna: conhecimento e acesso aos canais efetivos de comunicação e percepção do processo de comunicação formal e informal;
reconhecimento e desenvolvimento: percepção do quanto a organização valoriza o desempenho e o desenvolvimento do servidor; do quanto os esforços individuais diferenciados são reconhecidos e considerados nos processos de ocupação de cargos, de lotação, de instrutoria interna ou outros que espelhem a valorização do servidor;
qualidade de vida: percepção dos servidores em relação aos benefícios e programas de prevenção de doenças e promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar;
relacionamento interpessoal: grau de interação que prevalece entre os servidores, entre estes e suas chefias e com a própria organização;
liderança e gestão de pessoas: percepção dos servidores em relação à forma como a chefia desempenha suas funções, bem como ao estilo de gestão exercido pelas chefias e sua relação com a equipe;
identidade com a Justiça Eleitoral: valores que o servidor assimila da organização como o sentimento de orgulho e de pertencer à organização.