Fale com a Ouvidoria Regional Eleitoral do TRE-SE e tire dúvidas, faça elogios e sugestões.

II Semana da Consciência Negra no TRE-SE

A programação incluiu palestra, exposição e apresentação poética para estimular reflexão sobre racismo estrutural

II Semana da Consciência Negra no TRE-SE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, realizou hoje (19), uma programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O evento aconteceu no miniauditório do TRE-SE, das 9h às 11h, e foi voltado para servidoras(es), colaboradoras(es) e estagiárias(os) do Tribunal.

O objetivo da discussão foi abrir espaço para entender como o racismo atua nas estruturas da sociedade e também nas instituições. Promovendo uma reflexão sobre os impactos e, acima de tudo, inspirar mudanças nas relações e no nosso dia a dia.

A programação teve início às 8h30, com a exposição “Ancestralidade Afrosergipana”, do servidor Luciano Freitas (31ª ZE). Às 9h, aconteceu a abertura oficial, seguida, às 9h10, das apresentações poéticas "Quatro seres superiores” e “A saga do negro”, com o servidor João Lover (ASCOM). Às 9h15, começou a palestra “Caminhos para (des)construção do Racismo Estrutural no Brasil”, ministrada pelo servidor Elielson Souza (EJESE) e pelo Prof. Dr. Roberto Lacerda (UFS).

Elielson Souza iniciou a palestra e dissertou sobre o contexto histórico do racismo no Brasil, desde a escravidão, até os dias atuais. “O racismo estrutural permeia a construção da subjetividade humana: nascemos sem preconceitos, porém somos conduzidos a internalizar e repetir comportamentos racistas, continuamente reforçados pela indústria cultural.” afirmou o servidor.

Roberto Lacerda abordou sobre os diferentes tipos de racismo: interno, interpessoal, institucional e estrutural. O professor explicou a importância de compreender o impacto do racismo institucional para a Justiça Eleitoral. “Apesar de a população negra ser maioria no país, ela é minoria em cargos políticos. Por isso, a atuação da Justiça Eleitoral, comprometida em fortalecer a democracia com legitimidade, transparência e celeridade, é fundamental para ampliar a representatividade.”

Após a palestra, houve uma roda de perguntas, formato inspirado no programa "Roda Viva", feitas pelas(os) servidoras(es) convidadas(os): Áurea Maria Soares Amorim (COCRE), Andréa Campos Silva Cruz (34ª ZE), Carlos Jorge Leite de Carvalho (30ª ZE) e Valéria Maria dos Santos (ASPLAN-SAO). Por fim, a plateia participou com perguntas.

Confira as fotos aqui

Audiodescrição: A imagem mostra um palestrante em pé em um auditório, falando ao público com um microfone na mão, gesticulando. Ele veste uma camisa colorida e está diante de uma plateia sentada. Atrás dele, uma mulher está posicionada em um púlpito transparente com o logotipo do TRE-SE. À direita, parte de uma projeção com texto aparece na parede.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido