XXIV CODEJE discute cidadania digital e letramento eleitoral
Encontro nacional foi realizado em Curitiba-PR

Nos dias 13 e 14 de novembro, a juíza membro e diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), Brígida Declerc Fink, e a assistente da EJESE, Cássia Maria Carvalho Polito Alves, representaram o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no XXIV Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em Curitiba.
Participaram do evento o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do presidente do CODEJE e do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cristiano Zanin (por videoconferência), do diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior, além de dirigentes e representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) dos Tribunais Regionais Eleitorais.
O tema desta edição foi “Cidadania digital e letramento eleitoral: pilares para um futuro democrático”, com foco na discussão sobre a atuação e os desafios enfrentados pelas Escolas Judiciárias.
Durante a abertura, o ministro Cristiano Zanin destacou a relevância dos temas abordados e a importância da formação continuada de servidoras, servidores, juízas e juízes eleitorais. “Fiquei positivamente impressionado com a temática da cidadania digital e do letramento eleitoral, pilares para um futuro democrático, que animam esta edição do encontro.”
Ao final, o CODEJE prestou uma homenagem especial ao juiz do TRE-SE, doutor Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, em reconhecimento à sua dedicação ao desenvolvimento e fortalecimento do sistema de Escolas Judiciárias Eleitorais. A homenagem foi recebida, em nome do juiz, pela juíza Brígida Declerc Fink.
Na ocasião, os dirigentes das EJEs também deliberaram e aprovaram a proposta da Carta CODEJE Curitiba.
Sobre o CODEJE
O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) foi criado em julho de 2013, em Recife (PE), com o objetivo de integrar e aperfeiçoar as atividades das Escolas Judiciárias Eleitorais. Entre suas atribuições estão o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas entre as EJEs, o incentivo ao estudo, à pesquisa e à produção científica no âmbito eleitoral, além da definição de critérios e da uniformização de práticas das Escolas Judiciárias, respeitando as particularidades regionais. O CODEJE também representa as Escolas Judiciárias Eleitorais junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Audiodescrição: Em primeiro plano, ao centro, um homem e uma mulher estão de pé. O homem, à esquerda, usa um terno escuro e óculos, e a mulher, à direita, usa calça e blazer pretos com uma camisa violeta por baixo, e salto alto. Eles estão segurando uma placa. Ao fundo, dois homens estão sentados atrás de um balcão de madeira escura. Na lateral esquerda, duas bandeiras e na lateral direita, um homem de terno escuro está em pé, perto de um púlpito.






