Selo de Qualidade Eleitoral: TRE-SE concorre na categoria Menção Honrosa
A campanha Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições representa o TRE-SE na premiação

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) está concorrendo ao Selo de Qualidade Eleitoral na categoria Menção Honrosa com a campanha Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições. A cerimônia pública para divulgação do resultado do julgamento e entrega da premiação será realizada no dia 10 de dezembro de 2025, na sede do TSE, em Brasília-DF.
Tia Vera
Desenvolvido pelo i9SE – Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE, o projeto foi criado no âmbito do programa de aceleração de laboratórios da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), por meio do GNovaLab. O projeto Tia Vera teve início em outubro de 2023 e a execução ocorreu durante as eleições de 2024.
A iniciativa contou com uma pesquisa etnográfica conduzida pelos servidores Elielson Souza, Micheline Barboza de Deus, Rosa Márcia Fontes, além de Paulo Sérgio de Santana e Hermano de Oliveira. O objetivo foi compreender como a desinformação eleitoral afeta o comportamento do eleitorado. A partir dos dados obtidos, surgiu a personagem fictícia "Tia Vera", voltada especialmente para o público com mais de 45 anos, identificado como mais suscetível ao compartilhamento de notícias falsas.
Com linguagem simples e tom bem-humorado, Tia Vera protagonizou uma série de oito episódios veiculados em rádios sergipanas entre agosto e outubro de 2024. Os conteúdos foram produzidos pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM), com a utilização das vozes da servidora Ada Cristiane Campos (Tia Vera), dos servidores João Ferreira, Júnior Gonçalves, André Frossard, Marcelo Barreto, da funcionária terceirizada Samara Júlia e do terceirizado Luigi Abdias.
Para avaliar o impacto da campanha, o laboratório realizou uma pesquisa de campo em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ação contou com a colaboração de professores dos departamentos de Psicologia e Comunicação Social, além de estudantes da graduação e do mestrado, que entrevistaram mais de 600 ouvintes em Aracaju, Aquidabã e Itabaiana. Os dados foram tabulados pela colaboradora terceirizada Lauryane Santos Siqueira, mestranda em Estatística da UFS, que elaborou um relatório quantitativo apontando que a campanha atingiu e até superou seus objetivos.
Premiação anual
O Selo de Qualidade Eleitoral, instituído por meio da Portaria TSE nº 109/2025, será concedido anualmente aos TREs que atenderem aos requisitos estabelecidos para melhoria da gestão, inovação tecnológica, atendimento ao eleitorado, transparência, integridade, combate à desinformação e capacitação de servidoras e servidores. A premiação é dividida em três categorias: Diamante, Ouro e Menção Honrosa.
Saiba mais sobre o Selo de Qualidade Eleitoral.
Audiodescrição: A imagem mostra um fundo amarelo-mostarda e no centro há um círculo cinza com uma ilustração de uma mulher de meia-idade, com cabelos escuros presos, usando óculos e segurando um celular. Ela veste um blazer cinza sobre uma camisa branca. Abaixo do círculo, uma faixa vermelha contém o texto em branco: TIA VERA Contra a Desinformação nas Eleições. No canto superior esquerdo, um logo verde e branco diz: # VOZ DA DEMOCRACIA ELEIÇÕES 2024. Nas laterais da imagem, bordas decorativas com padrões geométricos e estrelas nas cores verde, azul e amarelo.


