Juiz Cristiano César Cabral despede-se do TRE-SE
Magistrado tomou posse em 26 de janeiro de 2024

O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) Cristiano César Braga de Aragão Cabral participou, na tarde desta segunda-feira (26), de sua última sessão plenária como titular da Corte. O magistrado tomou posse no TRE-SE, na cadeira destinada à classe dos juristas, em 26 de janeiro de 2024. Ao longo de sua atuação, foi relator de inúmeros processos, com destaque para o desempenho durante as Eleições de 2024.
Em sua última participação como julgador no colegiado eleitoral sergipano, Cristiano foi relator do processo de prestação de contas oriundo de Aracaju, referente às Eleições de 2018. Trata-se do Processo de Prestação de Contas Eleitorais (PCE nº 0601268-11), de interesse de José Costa Santos, candidato ao cargo de deputado estadual à época. Por unanimidade, as contas do candidato foram declaradas não prestadas.
Ao final da sessão, o magistrado foi homenageado com uma placa entregue pela juíza Brígida Declerc Fink. O presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, ressaltou a serenidade e o comprometimento do magistrado: “O doutor Cristiano Cabral se despede desta Corte deixando uma marca clara de compromisso, equilíbrio e humanidade no exercício da jurisdição eleitoral. Sempre educado, respeitoso e profundamente integrado ao serviço do Tribunal, demonstrou, ao longo de sua trajetória no TRE-SE, não apenas excelência técnica, mas também uma postura ética e colaborativa que engrandeceu o colegiado. Durante o período eleitoral, em especial, destacou-se por seu ponto de vista firme e resolutivo, contribuindo de forma decisiva para a segurança jurídica e para o bom andamento dos trabalhos desta Justiça Especializada. Doutor Cristiano sai maior do que entrou, maior em experiência, em legado e em reconhecimento, e deixa neste Tribunal não apenas decisões bem fundamentadas, mas também relações construídas com respeito e espírito público.”
“A convivência com o doutor Cristiano foi marcada pela harmonia e pelo respeito, sempre com sensibilidade, educação e firmeza serena nas decisões. Sua atuação revelou compromisso com a Justiça Eleitoral e respeito às divergências, deixando uma contribuição valiosa e permanente para este colegiado”, destacou a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade.
Os demais membros registraram o apreço pela postura sempre gentil e educada do juiz Cristiano César Cabral, destacando sua firmeza nos julgamentos, aliada à serenidade, cordialidade e respeito no trato com todos. Ressaltaram, ainda, que sua atuação equilibrada e ética não apenas fortaleceu os debates no Pleno, como também abrilhantou a classe jurídica, contribuindo de maneira significativa para o elevado nível institucional do Tribunal.
Em seu discurso de despedida, o magistrado agradeceu as manifestações elogiosas e destacou a satisfação de ter integrado um colegiado composto por grandes personalidades. “Levo comigo profunda gratidão aos magistrados e magistradas que fizeram parte da minha trajetória no TRE-SE. Cada encontro, cada diálogo e cada julgamento foram marcados pelo aprendizado e pelo respeito mútuo. Minha passagem por este Tribunal valeu a pena, sobretudo, pelas pessoas que aqui conheci e pelas qualidades singulares de cada membro, que muito contribuíram para minha formação pessoal e profissional. Integrar este Tribunal como membro foi, para mim, uma experiência de profundo aprendizado e grande responsabilidade. Saio com a consciência tranquila de ter cumprido minha missão com lealdade e dedicação”, afirmou o juiz Cristiano César Cabral.
Na sequência, estendeu palavras de reconhecimento às(aos) assessoras(es) e servidoras(es), destacando o comprometimento, a dedicação e a contribuição essencial de todas(os) para o bom funcionamento da Justiça Eleitoral.
Para assistir ao julgamento completo, acesse o canal oficial do TRE-SEno YouTube.
Participaram da sessão de julgamentos o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto; a vice-presidente, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade; os juízes membros Tiago José Brasileiro Franco e Cristiano César Braga de Aragão Cabral; e as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira, Brígida Declerc Fink e Tatiana Silvestre e Silva Calçado (em substituição). Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.
Audiodescrição: Uma mulher e um homem em trajes formais, usando becas, posam lado a lado em um ambiente institucional. Eles seguram juntos uma placa ou diploma em estojo azul, exibido para a câmera, e sorriem. Ao fundo, desfocado, há uma mesa com computadores e outra pessoa sentada, além de uma tela de projeção.





