Parceria entre TRE-SE e PM-SE facilitará o voto de policiais nas Eleições 2026
Sistema permitirá a solicitação de transferência temporária do local de votação aos policiais escalados para trabalhar em outros municípios

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou, nesta terça-feira (20), uma reunião com representantes da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Eleitoral (COPEG), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) para tratar do desenvolvimento de um sistema integrado destinado à coleta de dados de policiais que atuarão fora de seus domicílios eleitorais nas Eleições 2026.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da COPEG e contou com a participação do coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, do servidor Marcelo Barreto e do representante da STI, Diego Medeiros. Pela Polícia Militar, estiveram presentes o coronel Melo, o tenente-coronel Couto, o tenente-coronel Carlson e o cabo Cedraz.
O sistema em construção tem como objetivo coletar, de forma rápida e eficiente, os dados dos integrantes dos órgãos de segurança pública que estarão em serviço fora do município de domicílio eleitoral no dia do pleito. A ferramenta permitirá a solicitação de transferência temporária do local de votação, garantindo aos policiais escalados o exercício do direito ao voto no município onde estiverem atuando.

O principal objetivo é alinhar as ações entre o TRE-SE e a PM-SE no que se refere à parceria para o desenvolvimento do sistema integrado de votação dos militares nas Eleições 2026. Os representantes da Polícia Militar apresentaram demandas e esclareceram dúvidas relacionadas ao aceite, via sistema, dos policiais que trabalharão e votarão fora de seus domicílios eleitorais. De acordo com o que vier a ser regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aceite poderá ser realizado pelo próprio militar escalado, por meio do portal da PM ou do sistema integrado em desenvolvimento.
Na ocasião, o coronel Melo informou que solicitará ao efetivo que verifique a regularidade da situação eleitoral, orientando os militares com pendências a procurarem os cartórios eleitorais para regularização do título. O coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, reforçou a importância de que todos os policiais possuam o aplicativo e-Título e sugeriu a disseminação de informações sobre suas funcionalidades, que facilitam o acesso a diversos serviços da Justiça Eleitoral, como justificativa eleitoral e emissão de certidões.
Ficou definido que a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SE enviará a base de dados atual para que os técnicos da Polícia Militar realizem as adequações necessárias no sistema, especialmente no que se refere aos municípios e locais de votação. O primeiro teste de integração da ferramenta está previsto para o dia 2 de março de 2026.
Audiodescrição: As imagens mostram uma reunião em sala bem iluminada, com paredes claras, mesa oval branca e cadeiras vermelhas. Em torno da mesa, sete homens estão sentados, alguns usando fardas de forças de segurança e outros com roupas civis, como camisa social, blazer ou camiseta. Eles conversam de forma atenta e colaborativa. Sobre a mesa há cadernos, folhas de papel, canetas, um notebook aberto e alguns objetos pessoais.


