TRE-SE promove roda de conversa sobre cidadania com pessoas idosas em Aracaju
A ação faz parte do Projeto Cidadania 70+

No dia 4 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, realizou umaroda de conversa com pessoas idosas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),Risoleta Neves, no Bairro Cidade Nova, em Aracaju.
A atividade faz parte do Projeto Cidadania 70+, iniciativa voltada a incentivar a participação política de quem tem 70 anos ou mais, faixa etária em que o voto é facultativo, mas continua sendo um importante instrumento de representatividade.
Em um ambiente acolhedor e de escuta ativa, a equipe conduziu uma conversa sobre direitos políticos na maturidade e a relevância do voto como expressão de cidadania. Houve troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e relatos sobre barreiras práticas à participação.
Estiveram presentes pela EJESE a servidora, Cássia Polito e o servidor, Elielson Souza. Pela ouvidoria Eleitoral a servidora, Isabella Aguiar e a servidora, Oona Karina, daComissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (CPEAD).
Por fim, num momento de descontração, as(os) idosas(os) participaram de uma eleição simulada, com os cargos que estarão disponíveis em 2026, por meio de candidatos fictícios.
Audiodescrição: A imagem mostra uma mulher idosa manuseando uma urna eletrônica. Atrás dela, outras pessoas aguardam, e ao lado há uma mesa com uma mulher sentada e equipamentos eletrônicos. O ambiente é claro e decorado com flores de papel coloridas nas paredes.