Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
TRE-SE reforça compromisso ambiental

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) avança com ações ambientais estratégicas por meio de seu Plano de Descarbonização, um documento que reúne iniciativas já em andamento e outras planejadas para o período de 2025 a 2026.
No dia 16 de setembro, celebra-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data reforça a necessidade global de adotar medidas para reduzir os impactos das mudanças climáticas e fortalecer práticas sustentáveis.
Entre as ações já realizadas pelo TRE-SE estão os inventários anuais de emissões de 2022, 2023 e 2024, que ajudaram a identificar e quantificar as principais fontes de emissão do órgão. O Plano de Descarbonização também organiza as ações por temas, como: energias renováveis, eficiência energética, consumo de água, transporte, contratações sustentáveis, gestão de resíduos e otimização de espaços. Além disso, o Tribunal promove a conscientização e a capacitação de seus funcionários para práticas mais responsáveis.
Como parte do Plano, o Tribunal firmou uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a produção e plantio de mudas de árvores. Até agosto de 2025, cerca de mil mudas de espécies nativas, como aroeira, cajueiro, pau-ferro e jatobá, já foram plantadas tanto nas instalações do TRE-SE quanto nos campus da UFS em São Cristóvão e Lagarto.
O Plano está alinhado com o Programa Justiça Carbono Zero, criado pela Resolução CNJ 594/2024. O documento detalha as medidas que o Tribunal adota para medir, reduzir e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com o objetivo de neutralizar o carbono até 2030.
Audiodescrição: Ilustração do planeta Terra com folhas, nuvens e estrelas ao fundo. Texto central destaca o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (16 de setembro).