Servidor do TRE-SE é destaque em publicação nos Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário
Adail Vilela destaca o uso da linguagem simples em relatórios de auditoria

O artigo Comunicação Efetiva: Relatório de auditoria em uma página, com linguagem simples, de autoria do analista judiciário e coordenador da Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Adail Vilela de Almeida, foi publicado na 3ª edição dos Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A publicação reúne trabalhos de magistrados, de servidores e de especialistas de diversas instituições (públicas e privadas), com foco em temas relacionados à auditoria interna, ao controle, à governança e às boas práticas de gestão no setor público.
No artigo, Adail apresenta a experiência do TRE-SE com a adoção de técnicas de linguagem simples na elaboração de relatórios de auditoria, isso torna os textos mais claros, objetivos e acessíveis. Segundo ele, com a iniciativa, os resultados foram positivos tanto para a comunicação interna quanto para o relacionamento com as unidades auditadas. “Descobrir e fortalecer a conexão entre auditores e auditados transforma a melhoria dos processos de trabalho em ganho mútuo. É gratificante ler um relatório de auditoria e perceber que as boas práticas da unidade auditada, bem como as oportunidades de aprimoramento, são reconhecidas por todos os envolvidos. É como crescer junto – nova relação de confiança e de comprometimento é estabelecida”.
Adail Vilela é alagoano de Palmeira dos Índios. Reside em Aracaju, Sergipe, desde 1982. Formado em Direito pela UFS em 1990. Analista judiciário do TRE-SE desde 1994. Pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas pela FGV Fanese. Cursando pós-graduação em Mediação e Arbitragem pela Unyleya (2025). Coordenador da Auditoria Interna do TRE-SE desde 2019. É também escritor, com obras publicadas em verso e prosa, além do livro técnico sobre Licitações e Contratações Públicas.
A 3ª edição dos Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário pode ser acessada no site do CNJ.
Audiodescrição: Mapa laranja do Brasil com linhas de conexão azuis e o texto “Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário – SIAUD-Jud Edição 2025”.