TRE-SE apresenta à PMSE aplicativo para facilitar envio de dados no período eleitoral
Uma iniciativa pioneira que facilitará o trabalho dos órgãos de segurança pública

Na manhã desta quarta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou uma reunião com a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) para apresentar o novo sistema de envio de dados dos profissionais da segurança pública. O objetivo é tornar mais ágil e segura a remessa das informações das eleitoras e dos eleitores que estarão em serviço no dia da eleição, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a transferência temporária de local de votação.
O sistema, no entanto, não é uma ferramenta de requerimento virtual de transferência, mas apenas o meio pelo qual o órgão de segurança pública encaminha os dados já digitalizados das eleitoras e dos eleitores que optaram pela transferência. O pedido formal é feito em documento próprio, no qual consta a solicitação de cada eleitor para votar em local diferente do seu constante no cadastro, válida apenas para as eleições de 2026 (transferência temporária). .
A cada eleição geral, ocorre o registro de mais de 4.500 colaboradores dos órgãos de segurança pública no Estado de Sergipe, cujos dados eram encaminhados e processados por meio de tabelas, o que tornava o procedimento demorado e sujeito a diversas falhas. Com a adoção do sistema, os dados exigidos pela norma são encaminhados digitalmente, mas de acordo com o formulário de solicitação de transferência temporária do eleitor.
Essa é uma iniciativa pioneira que facilitará o trabalho dos órgãos de segurança pública, dos próprios eleitores e da Justiça Eleitoral, diminuindo a incidência de falhas e a quantidade de indeferimentos, cujo produto é o resultado do trabalho em equipe da COPEG e da STI, tendo como desenvolvedor o servidor Diego Oliveira.
Participaram da reunião os representantes da PMSE, o Ten.-Cel. Clarkson e o Ten.-Cel. Couto, o secretário de tecnologia da informação, José Carvalho Peixoto, o coordenador da COSIS, Jeirlan Palmeira, o coordenador de planejamento, Marcelo Gerard, o chefe da seção de acompanhamento de dados estatísticos, Marco Freire, e o estatístico Rafael Barbosa.
Audiodescrição: Sete homens sentados em torno de uma mesa, observando uma apresentação em notebook; alguns usam uniforme da Polícia Militar.