TRE-SE empresta urnas ao Conselho Regional de Odontologia de Sergipe
As urnas serão utilizadas na eleição bianual

Na manhã desta quinta-feira (27), a Seção de Administração de Urnas (SEAUE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu a visita de representantes do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) para a atividade de treinamento e de manuseio das urnas eletrônicas.
A ação integra o programa de empréstimo gratuito de urnas disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2003, regulamentado pela Resolução nº 21.538, que autoriza instituições interessadas a utilizarem o equipamento em processos de votação.
Inicialmente essa ação de empréstimo foi idealizada para divulgar o funcionamento das urnas e para reforçar a confiabilidade. Com isso, mantém-se o propósito de fortalecer a compreensão pública sobre a tecnologia que é fator importante no processo eleitoral brasileiro. Atualmente, o serviço também reafirma o papel democrático das urnas ao possibilitar que entidades conduzam votações seguras, transparentes e com agilidade. Esse é o quinto empréstimo de urnas para eleições extraoficiais realizado pelo TRE-SE somente em 2025.
O serviço é gratuito, porém as entidades solicitantes devem assumir os custos de transporte dos equipamentos e da equipe de apoio necessária à votação.
Audiodescrição: A imagem mostra um grupo de cinco pessoas reunidas em torno de uma mesa, uma mulher aponta para um documento enquanto manuseia uma urna eletrônica. Todos parecem concentrados, como em uma demonstração ou treinamento técnico. No fundo, há monitores de computador e equipamentos de apoio.










