Eleitora e eleitor do Futuro: Alunos do colégio CCPA visitam o TRE-SE
Mais de 50 estudantes participaram do projeto

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu, na última terça-feira (31), mais de 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Colégio CCPA. A visita faz parte do projeto Eleitora e Eleitor do Futuro e foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJESE).
A primeira atividade, que aconteceu no Plenário Fernando Ribeiro Franco, foi uma palestra conduzida pelas servidoras Lídia Matos, Cássia Polito e Luciana Alves. As(os) alunas(os) aprenderam como funciona o processo eleitoral, discutiram a importância do voto para a democracia, conheceram o funcionamento do Tribunal e debateram temas importantes para o fortalecimento da cidadania.
Em seguida, as(os) jovens foram ao Centro de Memória Eleitoral e observaram documentos históricos, manusearam versões antigas das urnas eletrônicas e conheceram mais da história política do país. Ao final da visita foram recebidos pelos servidores Manoel Marcondes Barrose Mônica Martins no Depósito de Urnas. Eles apresentaram alguns detalhes técnicos do equipamento e, ao fim da explicação, as(os) estudantes simularam uma votação.
Para o professor Mateus Campos “A experiência é uma fantástica imersão ao processo eleitoral, as palestras enfatizam a importância da democracia e ajuda na desmitificação de alguns mitos e dúvidas ao processo eleitoral.” Para a aluna Liz Fontes de 14 anos, “O projeto ajudou a entender a trajetória e a importância das eleições em um país democrático, bem como a experiência imersiva no CEMEL onde eu pude ver de perto a evolução das urnas, como uma visita ao passado”.
O Projeto Eleitora e Eleitor do Futuroé uma ação essencial para estimular o exercício da cidadania, incentivar jovens a participarem da vida política desde cedo e evidenciar a importância de manter a democracia. A parceria com o Centro de Memória Eleitoral e com a Seção de Administração de Urnas contribui para divulgar a história da Justiça Eleitoral fortalecendo a relação de confiança entrea sociedade e a instituição.
Audiodescrição: Foto de um grande grupo de jovens posando ao ar livre, em um dia ensolarado. Eles estão reunidos em frente a árvores e um coqueiro, muitos usando camisetas brancas semelhantes, sorrindo e fazendo gestos positivos enquanto olham para a câmera.







