Debate sobre inovação e Inteligência Artificial
Daniel Orlean destacou o papel da cooperação e da liderança na transformação institucional

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou, na manhã de hoje(28), palestra com o tema Liderança e Inovação em Tempos de Inteligência Artificial, ministrada pelo especialista Daniel Orlean. A atividade integra o Plano Anual de Capacitação (PAC 2025) e visa preparar as(os) servidoras(es) para a compreensão dos impactos da Inteligência Artificial (IA) nos processos de trabalho. O objetivo final é estimular o autodesenvolvimento, tornando o corpo funcional mais produtivo, criativo e colaborativo em um ambiente de constante transformação.
O evento foi aberto pelo secretário de gestão de pessoas, Luciano Carvalho, que fez um resumo do currículo do palestrante e passou a palavra para o juiz federal Tiago Brasileiro Franco, membro da corte do TRE-SE. O magistrado ressaltou a importância do evento: “Receber o Daniel Orlean aqui no Tribunal é uma satisfação e uma iniciativa estratégica da nossa corte. A temática que ele nos traz hoje diz respeito ao que vamos precisar ter como habilidade e conteúdo para lidar não com o que vem, mas com o que já está aqui. A Inteligência Artificial já é uma realidade que impacta o que exercemos na atividade jurisdicional, mas ainda precisamos entender muito melhor o papel central do ser humano nisso.”
Orlean iniciou a fala interagindo com a platéia, propondo reflexões sobre o que é inovação, exemplos de pessoas inovadoras para o público e o que tipo de inovação pode ser aplicada no contexto do TRE-SE. O palestrante relacionou as respostas do público aos diversos conceitos de inovação. Uma das perspectivas é que a inovação é um trabalho cooperativo, que exige mentes conectadas em busca de um objetivo comum. Segundo a análise de Orlean, para que um processo/projeto seja realmente inovador, é preciso que ele tenha impacto real na solução do problema e que haja criação de valor no produto final.
Na segunda parte da exposição, Daniel focou no papel da(o) Líder na instituição. Para ele, é responsabilidade da liderança saber utilizar as novas tendências tecnológicas e inovadoras para conduzir a instituição pro futuro, aprender estratégias eficazes para analisar dados e estudar impactos da aplicação de novas tecnologias nos processos internos.
Na terceira parte da palestra ele abordou diretamente como transformar a organização com IA, enfatizando que essa tecnologia pode ser uma grande aliada para aumentar a eficiência do trabalho, permitindo que as(os) servidoras(es) dediquem seu tempo a atividades de maior complexidade e tenham as capacidades e habilidades ampliadas.
Por fim, houve uma sessão de perguntas e respostas, em que as servidoras e servidores tiraram dúvidas sobre a aplicação de inteligência artificial no trabalho e outras áreas relacionadas.
Participaram do evento os juízes membros: Cristiano Cabral, Tiago Brasileiro e Tatiana Silvestre. Também prestigiou a palestra o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa.
Currículo
O Professor Daniel Orlean é mestre e engenheiro pela PUC-Rio, professor do ECOA/PUC-Rio, fundador e ex-co-CEO da Voltz (fintech de embedded finance do Grupo Energisa), além de palestrante em renomados eventos nacionais e internacionais, como CEO Fórum da AMCHAM, HJ Conference, ATD, Banking Transformation, Café com Futuro e Fintech View. Recentemente indicado ao HR Influencers 2025 – o ranking mais importante de líderes de Recursos Humanos na América Latina e Espanha.
Audiodescrição: Uma sala de plenário ampla, com cadeiras voltadas para a frente, está ocupada por várias pessoas que assistem a uma palestra. À frente, um homem de terno cinza e calça escura está em pé, segurando um microfone enquanto apresenta. Bandeiras ficam posicionadas ao fundo, junto a mesas e equipamentos de plenário.











