TRE-SE recebeu a visita de técnicos do Arquivo Público de Sergipe para troca de experiências em gestão documental
Equipe conheceu práticas do Tribunal no acondicionamento e gerenciamento de documentos

Na última quinta-feira, 3, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Seção de Gestão de Documentos Eletrônicos e Arquivo (SEDEA), recebeu a visita técnica de gestores e servidores do Arquivo Público do Estado de Sergipe.
O objetivo foi conhecer os processos de acondicionamento e gestão documental adotados pela Justiça Eleitoral, além de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a cooperação entre as instituições.
Durante a visita foram apresentados aos principais trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Gestão da Informação (COGIN), com destaque para a atuação da SEDEA, unidade responsável pela organização, preservação e acesso aos documentos físicos e digitais produzidos no âmbito do TRE-SE.
Os participantes também tiveram acesso a informações sobre os sistemas utilizados pelo Tribunal para promover a modernização e a eficiência na gestão documental. Entre as ferramentas apresentadas, destacou-se o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que permite a tramitação digital de processos administrativos, garantindo agilidade, controle, economia de papel e transparência institucional.
Conheceram, ainda, o Archivematica, software especializado em preservação digital, que assegura a integridade e a acessibilidade de documentos arquivados a longo prazo, e o AtoM (Access to Memory), sistema voltado à organização, descrição e difusão de acervos documentais, que facilitava a recuperação da informação e promovia o acesso público.
A comitiva visitante foi composta pela diretora do Arquivo Público, Sayonara Santana, e pelos técnicos Ackley Santiago Novais, Isaac Enéas Galvão, Kátia de Araújo Carmo e Rosane Gonçalves dos Santos. Eles foram recepcionados pelo coordenador de Gestão da Informação do TRE-SE, Olavo Cavalcante Barros, e pelos servidores Marcos Deumares da Silva (chefe da SEDEA), Adenilda Pereira da Silva, Melquíades Silva dos Santos e Júlio César Santana.
Ao final, os participantes foram conduzidos ao Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), apresentado por Marcos Deumares da Silva. No local, conheceram as ações voltadas à preservação da memória institucional da Justiça Eleitoral em Sergipe, além de visitarem acervos históricos que registravam a trajetória e a evolução do processo eleitoral no Estado.
Audiodescrição: registro fotográfico de 10 pessoas em pé durante visita institucional.