Auditoria do TRE-SE concorre ao prêmio do CNJ
O projeto foi classificado em primeiro lugar no eixo Eficiência de Desburocratização dos Processo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado da seleção dos projetos que concorrerão ao Prêmio Auditoria Geração de Valor 2025: Power BI. O projeto Comunicação efetiva: relatório de auditoria em uma página, com linguagem simples, da Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE),foi selecionadoe concorrerá no eixo Eficiência de Desburocratização dos Processos.
O projeto da Auditoria do TRE-SE recebeu ampla aprovação, ficou em primeiro lugar no eixo temático em que disputou. O Fórum Permanente de Auditoria 2025 será realizado de 30 de julho a 1º de agosto. O projeto será apresentado em Brasília, na sede do CNJ, onde os participantes votarãonovamente para escolher o vencedor.
A proposta da equipe do TRE-SEobjetiva tornar os relatórios de auditoria interna mais claros e acessíveis, apresenta linguagem simples e resumidaem uma página, para que a administração, os auditados e outros interessados entendam com facilidade.Muitas vezes, há dificuldade para ler documentos longos e técnicos. Para isso, foram oferecidas duas capacitações: uma sobre relatórios de auditoria e outra sobre linguagem simples. Além disso, a Auditoria do TRE-SE passou a usar linguagem proativa (destacando pontos positivos e tratando antigos “achados” como resultados) e a apontar oportunidades de melhoria em relaçãoaos casos que precisavam ser aperfeiçoados.
Além de adotar linguagem simples, a unidade de auditoria passou a incluir, nos relatórios, um sumário executivo de no máximo uma página. Divulga também esses resumos no site do TRE-SE. Com isso, a equipe de auditoria identificou dois principais benefícios: as respostas das unidades auditadas ficaram mais proativas entre o relatório preliminar e o final; e tanto os auditados quanto a administração elogiaram pela mudança na linguagem, considerou-se a evolução da auditoria interna na forma de atuar. Destacaram-setambém os pontos positivos do trabalho dos auditados.
A equipe de auditoria do TRE-SE, coordenada por Adail Vilela de Almeida, é composta por cinco auditores: Silvânia Martins de Santana, Ivanildo Alves de Medeiros, Anna Carolina do Valle Conceição, Cláudio Lima Juiz e Luiz Fernando Brito de Carvalho.
Audiodescrição: Imagem com fundo branco. À esquerda, um mapa do Brasil em laranja com linhas que convergem. À direita, o texto: “Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário | SIAUD-Jud Edição 2025”.