Edição de dezembro de 2025 do Informativo Plenarium
O informativo Plenarium ressalta o Prêmio CNJ de Qualidade. O TRE-SE foi agraciado com o Selo Ouro, a mais importante distinção do Poder Judiciário brasileiro.

O informativo Plenarium ressalta o Prêmio CNJ de Qualidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) foi agraciado com o Selo Ouro, a mais importante distinção do Poder Judiciário brasileiro. O reconhecimento ocorreu durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis-SC.
O quadro Memória Eleitoral debate sobre as Eleições 2020, que entraram para a história como o primeiro pleito brasileiro realizado em meio a uma pandemia. O país precisou adaptar, em poucos meses, a estrutura para garantir segurança sanitária e participação democrática.
A coluna Aconteceu apresenta os principais fatos de novembro de 2025: novo veículo será utilizado no Atendimento Biométrico Itinerante; Unit e UniPio receberam o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI); XXIV CODEJE discutiu cidadania digital e letramento eleitoral; presidente do TRE-SE participou da reunião com a presidente do TSE; debate sobre inovação e Inteligência Artificial; 1ª Zona Eleitoral recebeu o Selo de Boa Prática CGE 2024/2025; II Semana da Consciência Negra no TRE-SE.
A primeira Matéria Especial destaca o XIII Fórum da Justiça Eleitoral em Sergipe, que reuniu magistradas(os), servidoras(es), pesquisadoras(es) e representantes de diversas instituições para discutir os “Desafios da Política no Brasil Contemporâneo”. A iniciativa, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), ocorreu no plenário Fernando Ribeiro Franco, em formato híbrido.
A segunda Matéria Especial evidencia o I Fórum de Memória da Justiça Eleitoral em Sergipe: história e preservação. O evento marcou a celebração dos 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no estado e os 25 anos do Centro de Memória Eleitoral de Sergipe (CEMEL) e promoveu a reflexão e a valorização da memória institucional da Justiça Eleitoral.
A terceira Matéria Especial enfatiza a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) na ação “Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante”, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, realizada na EMEF Araceles Rodrigues Corrêa, em São Cristóvão.
Que você tenha agradável leitura!
ASCOM
Audiodescrição: A imagem mostra três capas idênticas do informativo “Plenarium”, dispostas lado a lado, levemente inclinadas. Na capa, aparecem três pessoas posando para foto: dois homens de terno, segurando certificados, e uma mulher de vestido claro. Ao fundo, há bandeiras do Brasil e de Sergipe. O título principal destaca que o TRE-SE foi agraciado com o Selo Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça. Na parte inferior, há pequenas fotos acompanhadas de chamadas sobre outras matérias da edição.


