TRE-SE participa do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
O evento tem a finalidade de resgatar, valorizar e preservar a história da Justiça brasileira

De 10 a 12 de maio de 2023 acontece, em Porto Alegre (RS), a terceira edição do Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), com o tema “Estruturando a Memória”. O evento foi organizado pelos cinco tribunais do Rio Grande do Sul: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Tribunal de Justiça (TJ-RS), Tribunal de Justiça Militar (TJM-RS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Quatro servidoras(es) representam o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no Encontro: Olavo Cavalcante Barros, da Coordenadoria de Gestão de Informação (COGIN); Micheline Barboza de Deus, da Seção de Gestão de Documentos Eletrônicos e Arquivos (SEDEA); Lídia Cunha Mendes de Matos, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJESE); e Cristiana Lima Correia, da assessoria da EJESE.
O Encontro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais gaúchos e acontece de forma anual, conforme proposto pela resolução CNJ nº 316/2020. O documento instituiu o dia 10 de maio como Dia da Memória do Poder Judiciário e previu a realização dos encontros para valorizar e preservar a história da Justiça brasileira.
A cerimônia tem como público-alvo magistradas(os), servidoras(es), estudantes universitárias(os), integrantes da sociedade civil e profissionais de unidades de gestão documental e de memória, arquivos e bibliotecas dos Tribunais. As atividades acontecem presencialmente nas sedes do TJ-RS, TRT-4 e TRF-4, e contam com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-4. Clique no link a seguir para acessar o canal do Youtube: Memorial da Justiça do Trabalho.
A programação do evento é composta por palestras e mesas de debate. A reunião conta com exposições de ministras(os), desembargadoras(es), juízas(es), professoras(es) e servidoras(es) do poder judiciário. Esta edição aborda principalmente o conceito de memória e a importância de sua preservação. Nos painéis, os assuntos discutidos englobam a estruturação de cargos como historiador, arquivista, museólogo e bibliotecário e algumas técnicas de preservação digital e analógica de documentos, entre outros.
Confira a programação completa clicando no link a seguir: III ENAM.
Com informações do CNJ
Audiodescrição: três mulheres e um homem posam para a foto próximos a um banner.


