1ª Semana da Cibersegurança da Justiça Eleitoral
O TSE incentiva todas(os) aquelas(es) que trabalham na Justiça Eleitoral a contribuírem para a segurança da informação. Participe!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoverá, entre os dias 20 a 23 de junho, a 1ª Semana da Cibersegurança da Justiça Eleitoral. A Semana é organizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e tem por finalidade reduzir os riscos associados à segurança cibernética, sensibilizando e educando sobre o tema. Além disso, objetiva incorporar uma cultura de segurança da informação na Justiça Eleitoral.
Todas as pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral estão convidadas a contribuírem para a segurança da informação do ambiente profissional. Serão realizados treinamentos, oficinas e espaços para debate sobre os principais assuntos ligados à cibersegurança.
Semana da Cibersegurança
A semana de atividades será iniciada no dia 20 de junho, terça-feira, com transmissão on-line para toda a Justiça Eleitoral. Durante o evento, os participantes vão conhecer a ferramenta KnowBE4, que é a maior plataforma integrada do mundo para treinamento de conscientização de segurança combinado com ataques de phishing simulados.
Dever coletivo
De acordo com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) e o Núcleo Estratégico de Gestão de Segurança Cibernética (Nesc), o evento vai proporcionar experiências enriquecedoras com o tema de segurança da informação.
A coordenadora da Coede/TSE, Ana Claudia Lins, afirma que “um ambiente virtual seguro só existe quando nós temos a colaboração de todos os envolvidos, já que todos nós somos, em alguma medida, uma porta de entrada [para a JE]”. Além disso, ela reitera que o cronograma do evento é voltado para compartilhar informações que possam ajudar as pessoas nas próprias condutas diárias.
“A cibersegurança é um esforço conjunto de todas as pessoas que compõem uma organização, e não apenas as equipes responsáveis pela tecnologia da informação”, destaca o coordenador do Nesc/TSE, Carlos Zottmann, ao afirmar que os ataques cibernéticos podem ocorrer por diferentes ferramentas, tais como e-mail, WhatsApp, Telegram ou qualquer outro aplicativo que permita a troca de mensagens.
Ainda de acordo com Zottmann, “a conscientização sobre os riscos cibernéticos é essencial para a proteção do ambiente virtual e, para isso, a 1ª Semana da Cibersegurança da JE vai abordar comportamentos seguros que devemos adotar”.
Ações do TRE-SE
Desde o dia 29 de março de 2023, o TRE-SE iniciou o ciclo de capacitação em Cibersegurança dos servidores e colaboradores em atividade no Tribunal. Uma vez por semana, uma turma recebe instruções sobre cibersegurança pessoal e profissional, tipos de ataque mais frequentes, teste de phishing e autenticação multifator (MFA). As turmas foram divididas por unidade de lotação. Já foram capacitados servidores da Presidência, Escola Judiciária, Secretaria Judiciária, Secretaria de Administração, Diretoria-Geral, entre outras unidades.
Fonte: TSE
Audiodescrição: na ilustração, a frase "primeira semana da cibersegurança da Justiça Eleitoral" está em destaque nas cores azul e verde. Sobre um fundo branco, também há a logo da Justiça Eleitoral.