Desa. Ana Lúcia Freire toma posse como membro titular do TRE-SE
A magistrada ocupará a vaga de membro titular na classe desembargador

A presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Desa. Elvira Maria de Almeida Silva, empossou, na manhã desta sexta-feira (10), a Desa. Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos como membro titular na classe desembargador.
Os juízes Edmilson da Silva Pimenta e Carlos Pinna de Assis Júnior conduziram a empossada. Em seguida, Ana Lúcia dos Anjos prestou o compromisso e assinou o termo de posse como membro efetivo do TRE-SE. “Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis”, disse a magistrada.
A presidente em exercício, Desa. Elvira Maria, lembrou que “conforme regimentalmente previsto, passaremos a eleição de quem assumirá a presidência do TRE-SE”. A nova integrante do Colegiado abriu mão de concorrer e propôs que a Desa. Elvira Maria fosse eleita por aclamação. Por unanimidade, os membros do TRE-SE acolheram a indicação e elegeram Elvira Maria de Almeida Silva para exercer a Presidência até fevereiro de 2024, data na qual a desembargadora completará seu período de permanência na magistratura.
Manifestando-se, a Desa Elvira Maria ponderou: “Agradeço sobremaneira à Desa. Ana Lúcia pela deferência e reconhecimento a mim concedidos e, de igual forma, agradeço aos demais membros do colegiado por terem aquiescido à minha indicação. Desde já, informo que a minha posse solene como presidente desta casa dar-se-á na sessão do dia 16 deste mês, às 15h, neste mesmo plenário.”
Em seguida, a nova integrante do TRE-SE, Desa. Ana Lúcia dos Anjos, foi empossada para exercer a função de corregedora regional eleitoral. O juiz Marcos de Oliveira Pinto usou a palavra em nome dos demais membros do TRE-SE: “Saúdo os ex-presidentes desta Casa, Des. Roberto Porto e Des. José dos Anjos. Inaugura-se mais um ciclo de judicatura com a posse da Desa. Ana Lúcia. Tenho certeza de que a magistrada chega para somar com as inúmeras atribuições administrativas e judiciais deste Regional. Possuidora de qualidades técnicas e postura administrativa que muito contribuirão para o engrandecimento deste colegiado. Já tive a honra de trabalhar ao lado e sob a direção da Desa. Ana Lúcia quando de sua gestão à frente da EJUSE. Também recordo que, no meu período à frente da Presidência da Associação dos Magistrados de Sergipe, a Desa. Ana Lúcia sempre se colocou à disposição para ouvir e ponderar sobre nossas pretensões. Honra-me, portanto, saudar a nova integrante do pleno do TRE-SE.”
O procurador regional eleitoral, Leonardo Cervino Martinelli, também pronunciou-se: “Dou as boas-vindas à Dra. Ana Lúcia e desejo sucesso na nova missão. Tenho certeza de que, pela sua larga experiência e conhecimento, trará grande contribuição para o mister desta Corte de Justiça.”
Durante o discurso de posse, a magistrada saudou os presentes e agradeceu a todas e a todos pelas felicitações. Ela parabenizou o anterior presidente e o trabalho desenvolvido pelas servidoras e pelos servidores do Tribunal em uma das mais desafiadoras eleições. “Eu gostaria de, nesse momento, ser só agradecimentos. Agradecer inicialmente a Deus, por ter realizado todos os meus sonhos e me dado mais do que eu achava que conseguiria na vida. Agradecer à minha mãe, que, sempre, como mantra, me disse que só se vence com estudo. Agradecer a Deus por ter me dado a magistratura, que foi meu sonho desde a faculdade. Enquanto ouvia as palavras do colega Marcos, eu lembrava quando cheguei aqui, em 1989, após tomar posse. Fui tão bem recebida por todos que compunham naquela época o Eleitoral! Recordo-me de dizer à desembargadora Clara, até então presidente do TRE-SE, quando eu terminei a primeira eleição que fiz: ‘Desembargadora, agora eu concluí a última etapa do concurso.’ E realmente foi assim que eu me senti, porque a última prova que eu fiz do concurso foi passar ilesa pela minha primeira eleição. Agradecer pelos amigos, em especial, aos amigos da magistratura. E um deles está aqui presente: o desembargador Roberto Porto, a quem eu tenho grande carinho e apreço. Eu venho para somar, para continuar o trabalho desenvolvido por todos os colegas que me antecederam e para vivenciar, mais uma vez, em outro momento, em outra circunstância e com nova visão, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe”, disse Dra. Ana Lúcia.
Os desembargadores Roberto Porto e José dos Anjos e o diretor-geral Rubens Lisboa estiveram presentes e prestaram homenagem. A magistrada Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjosocupará a vaga deixada pelo Des. Roberto Porto – que encerrou o biênio 2021-2023. Clique no link a seguir para assistir à sessão: https://www.youtube.com/watch?v=uyBgtUNOxnc
Currículo
Natural de Aracaju, a desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Atuou como defensora pública até 1989.
No dia 26/12/1989, ingressou no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e, em 27 anos de magistratura, judicou nas Comarcas de Pacatuba, Frei Paulo, Boquim e Aracaju. A desembargadora também atuou na Justiça Eleitoral de 1º e 2º graus, foi presidente da Turma Recursal e, diversas vezes, foi convocada para substituir desembargadores.
A magistrada é acadêmica fundadora da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e Pós-Graduada em Direito Constitucional e Processual Civil pela Escola Judicial de Sergipe (Ejuse).
Tomou posse como desembargadora do TJSE no dia 11/7/2016. Foi diretora da Escola Judicial do Estado de Sergipe – EJUSE, na gestão 2019-2020.
Audiodescrição: fotografia das desembargadoras Elvira Maria e Ana Lúcia dos Anjos durante a cerimônia de posse.