TRE-SE participa do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores
O objetivo do simpósio foi promover o compartilhamento de boas práticas em segurança da informação

Na última sexta-feira (31), os representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Júnior Gonçalves Lima (do Núcleo de Segurança da Informação) e André Amâncio de Jesus (da Assessoria Técnica de Segurança Cibernética) participaram do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores.
Realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), das 9h às 19h, o simpósio objetivou promover o compartilhamento de boas práticas em segurança da informação, além de divulgar as tendências da segurança cibernética no Brasil. Destinado a servidoras e servidores de tribunais, ele pretendeu capacitar e conscientizar acerca da importância da segurança cibernética nos órgãos da Justiça.
O simpósio foi composto por cinco painéis: Gestão em Segurança Cibernética no Poder Judiciário; Ataques Cibernéticos (tendências, monitoramento e combate); a Estrutura e a Maturidade da Segurança Cibernética; a Prevenção e a Resposta a Ameaças Cibernéticas; e a Academia e o Poder Judiciário: pesquisas e oportunidades.
A presidente do STF, ministra Rosa Weber, participou da abertura do evento, acompanhada da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, e do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Francisco Joseli.
Segurança Cibernética
O TRE-SE vem buscando aprimorar-se cada vez mais nas práticas de segurança cibernética. Forte exemplo é o treinamento “Cibersegurança: mais atenção, menos riscos”, voltado às servidoras e aos servidores, bem como às estagiárias e estagiários. O treinamento visa a conscientização acerca da cibersegurança.
Entre os tópicos abordados na capacitação, estão: cibersegurança pessoal e profissional; tipos de ataque; teste de phishing realizado no TRE-SE; autenticação multifator (MFA); e o treinamento disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 13 turmas, divididas entre os setores do Tribunal. O treinamento começou em março e vai até junho.
Audiodescrição: Júnior Gonçalves e André Amâncio posam para a fotografia.