17 de maio: Dia Internacional da Reciclagem

Segundo estudo da World Wildlife Fund (WWF), dados de 2018/2019, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo

TRE-SE Dia da Reciclagem: 17 de maio
TRE-SE Dia da Reciclagem: 17 de maio

Em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, o Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade – NSA do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) convidou os servidores do TRE-SE a participarem da ação Click Reciclagem: demonstrar, em registro fotográfico, os resíduos domésticos destinados à reciclagem. Encaminharam fotos as(os) colegas Ada Campos (SEORG), Adriana Alemão (5ª ZE), Caroline Valeriano (NSA), Iraci Costa (NID), Kátia Barros (NAF), Marco Antônio Freire (SEADE), Rosa Márcia (GAB-DG) e Rosa Ribera (COGIN). Adriana Alemão afirmou: “É  meu filho Heitor na foto, de apenas um ano e quatro meses, ajudando a mamãe a separar os itens de reciclagem. Sempre me interessei pelo tema e tive interesse em participar da coleta seletiva, acreditando que é uma ação que ajuda o meio ambiente, bem como auxilia muitas famílias de catadores. 

O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) para conscientizar a sociedade em relação aos benefícios em caso de redução e reciclagem de resíduos.

Segundo estudo da World Wildlife Fund (WWF), dados de 2018/2019, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo: das 11,3 toneladas que produz anualmente, somente 1,28% é reciclado. Dessa forma, nosso país ganha destaque por ser uma das nações que mais produz e que menos recicla resíduos sólidos. E qual seria a saída para melhorarmos esses números? Para diminuir a geração de resíduos, devemos praticar os 5 Rs da sustentabilidade:

Repense seus hábitos e comportamentos de consumo;

Reduza o desperdício;

Recuse produtos descartáveis e outros vilões da natureza;

Reutilize objetos ociosos;

Recicle qualquer material reciclável. Só depois de conjugarmos esses cinco verbos é que podemos planejar no sentido de descartar adequadamente materiais e objetos contribuindo para viabilizar a reciclagem.

Dicas para um descarte adequado de resíduos sólidos:

  1. Antes de tudo, verifique se o material pode ser reciclado ou deve ser aproveitado como lixo orgânico. Resíduos orgânicos (restos de alimentos, folhas e sementes) podem ser compostados. Resíduos sólidos (plásticos, vidros, metais, papéis, lixo eletrônico e tudo que não é de origem biológica) devem ser destinados à reciclagem.

  2. Se possível, higienize os materiais recicláveis que contêm resíduos orgânicos: retire o excesso com um guardanapo, uma colher ou com um pouco de água. Isso facilita o trabalho das cooperativas, evita o mau cheiro e a Invasão de insetos aos pontos de coleta.

  3. Informe-se sobre serviços de coleta seletiva no seu condomínio, bairro ou município. Se, no prédio em que você mora, o lixo ainda não é separado, converse com o síndico e mobilize os vizinhos para implementar a prática.

  4. Procure, emsites, serviços de coleta seletiva, pontos de coleta, ecopontos e pontos de entrega voluntária. Se dúvida sobre como destinar alguns objetos ou materiais, consulte pessoas ou instituições que já desenvolvemprojetos sobre o descarte adequado.

É importante saber as cores correspondentes às principais caixas coletoras de material reciclável para fazermos o correto depósito do resíduo sólido a elas correspondente:

  • amarela: metal

  • verde: vidro

  • vermelha: plástico

  • azul: papel

As vantagens da coleta seletiva:

  • diminui a poluição do solo, da água e do ar;

  • auxilia a ampliação da vida útil dos aterros sanitários;

  • gera empregos e oportunidades;

  • diminui gastos com a limpeza nas cidades;

  • contribui para a preservação dos recursos naturais.

Faça da reciclagem um hábito. Separe os resíduos, reaproveite garrafas, potes e embalagens, troque as sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis, consuma o necessário e incentive as pessoas a fazerem o mesmo.

Seja qual for a situação da limpeza urbana na sua cidade, não jogue lixo a céu aberto. Os lixões é um problema socioambiental grave e deve ser evitado a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que os resíduos produzidos por você cheguem, ao menos, a um aterro sanitário.

 Fontes:

https://www.ecycle.com.br/dia-internacional-da-reciclagem-17-de-maio/

https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/dia-reciclagem-234

https://ecowords.com.br/dia-mundial-da-reciclagem-experiencias-que-agregam-valor/

https://akatu.org.br/recicle-suas-ideias/

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/dia-da-reciclagem-como-habitos-reciclar/

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido