13ª Zona Eleitoral concluiu digitalização dos processos físicos

Os processos constantes nas 729 caixas do acervo arquivístico foram migrados para o formato digital

Os processos constantes nas 729 caixas do acervo arquivístico foram migrados para o formato digital
Digitalização de processos

A 13ª Zona Eleitoral, cuja jurisdição abrange os municípios de Laranjeiras (sede), Areia Branca e Riachuelo, concluiu a digitalização dos processos físicos arquivados na sede do cartório. Com o auxílio da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), os processos constantes nas 729 caixas do acervo arquivístico foram migrados para o formato digital.

O chefe de cartório da 13ª ZE, Luiz Renato Lima Bitencourt, gerenciou os trabalhos de digitalização. Além do chefe de cartório, a 13ª ZE conta mais quatro servidores: Adenilda da Silva, Carlos Alberto Campos, Carlos Rocha e Manoel Souza.

Em ofício encaminhado ao presidente do TRE-SE, Des. Roberto Eugênio da Fonseca Porto, o juiz eleitoral titular da 13ª ZE, José Amintas Noronha de Menezes Júnior, agradeceu à Diretoria-Geral do Tribunal pelo apoio. “A equipe da Seção de Gestão de Documentos (SEDOC) do TRE-SE foi essencial para o sucesso da empreitada”, disse o magistrado. Os servidores da SEDOC digitalizaram processos correspondentes a 535 caixas.

Vantagens advindas da digitalização: celeridade na localização de processos; desnecessidade de exposição dos servidores à poeira acumulada nas prateleiras e nos documentos; prevenção de incêndio ou outro infortúnio, evitando-se a perda de processos; automação, uma vez que agora, com poucos cliques, é possível encontrar um processo, tarefa que absorvia tempo considerável e aumentava a carga de trabalho.

O trabalho dos cartórios eleitorais é orientado e supervisionado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), atualmente, sob o comando da desembargadora Iolanda Santos Guimarães.

O serviço de modernização dos arquivos faz parte de um macroprojeto da Justiça Eleitoral de Sergipe. Em 2019, a Seção de Gestão de Documentos do TRE-SE oficiou às Zonas Eleitorais sobre a indispensabilidade de proceder à digitalização documental.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido