Quando se fala em inovação no setor privado, não é difícil perceber que o que se objetiva é aumentar o lucro de empresas, para além da satisfação do cliente. Afinal de contas, uma empresa que não lucra não tem como se manter de portas abertas por muito tempo.
Mas, e no setor público? Qual seria o objetivo da inovação para órgãos públicos, que não funcionam sob a lógica direta do lucro? Embora algumas instituições possam cobrar taxas para emissão de documentos e para acesso a alguns de seus serviços, majoritariamente os serviços públicos não são desenhados para a geração de lucros.
A lógica que se aplica aos serviços públicos é o atendimento das necessidades do cidadão pelo Estado, para o que este cobra impostos da sociedade, os quais financiam os investimentos necessários para a manutenção desses serviços. Tais necessidades variam desde educação, saúde e segurança até a percepção de justiça social. É através do serviço público que o Estado se relaciona com a sociedade, entregando aquilo que podemos chamar de Valor Público.
Valor Público, portanto, pode ser entendido como o grau de satisfação das necessidades do cidadão por um ente ou órgão público. Quanto maior a eficiência e eficácia no atendimento daquilo que o cidadão precisa, maior será o valor público percebido por esse cidadão. E, por extensão, maior será a legitimidade do setor público.
Assim, podemos dizer que ao entregarmos maior valor público à sociedade, maior será a legitimidade que receberemos de volta. É a sociedade que empresta, ao setor público, a legitimidade necessária para que este exista e funcione. Portanto, cuidar do valor público é essencial.
E o que tem a ver a inovação com valor público e legitimidade? Tem tudo a ver! A inovação no setor público busca justamente incrementar o valor público, através da aplicação de metodologias e ferramentas que focam nas dores, barreiras e necessidades dos usuários de serviços públicos. É através da inovação que podemos aumentar a eficiência e eficácia nos serviços públicos prestados à sociedade.
Na próxima edição, continuaremos a desvendar os conceitos sobre inovação. Até lá!
01/04/2025 - Por Paulo Sérgio