Agora que já temos uma noção do que é inovação no setor público (vide edições anteriores deste periódico), podemos discutir sobre como a inovação tem sido inserida nos órgãos públicos.
Apesar de não ser estritamente necessário haver uma unidade ou espaço dedicado à inovação, o modelo normalmente adotado prevê a existência de um laboratório de inovação destinado ao desenvolvimento e difusão da inovação na instituição.
“Mas por que um laboratório?”, você pode estar se perguntando. Pois bem, a ideia de um laboratório remete à experimentação, isto é, usar formas diferentes para se abordar e resolver um problema. Se desejamos inovar, não podemos continuar resolvendo os velhos e novos problemas da mesma forma que a instituição está habituada a fazer, não é verdade? É preciso experimentar novas abordagens de resolução de problemas.
“Ok, entendi, mas eu não podería fazer isso no dia-a-dia na minha própria unidade?” Provavelmente um dia isso será possível, sim, quando a cultura para a inovação estiver bem disseminada na instituição. Até lá, o laboratório promove um espaço próprio para a experimentação e colaboração. Sim, porque ninguém inova sozinho. O ideal é incorporar visões e ideias diferentes para que a inovação seja inclusiva e efetiva.
Outra necessidade que o laboratório supre é a de prover um espaço apartado da hierarquia organizacional, permitindo a horizontalidade necessária para que toda participação seja igualitária, isto é, tenha o mesmo valor. Esse distanciamento também permite abordar problemas de forma mais profunda, utilizando-se de ferramentas e metodologias que normalmente não são usadas nas tomadas de decisão dentro da instituição.
Assim, podemos dizer que o laboratório de inovação é um equipamento estratégico e que pode e deve ser utilizado para experimentar novas formas de abordar problemas relevantes, afetos à missão e aos objetivos institucionais, na busca de soluções que tragam maior valor para a sociedade.
O laboratório de inovação do TRE-SE, i9SE, busca prover essas necessidades, tendo sido criado em 2019 e já tendo desenvolvido alguns projetos de impacto relevante. Se desejar conhecer mais sobre como funciona o i9SE, entre em contato com a gente pelo ramal 8868 ou pelo e-mail i9se@tre-se.jus.br.
Até a próxima!
01/07/2025 - Por Paulo Sérgio