Comitê de combate à desinformação realiza primeira reunião em 2021

O juiz Marcos de Oliveira Pinto ressaltou a importância estratégica da Comissão de Enfrentamento à Desinformação

Comitê de combate à desinformação realiza primeira reunião em 2021
Combate à Desinformação

Na tarde do dia 15 de junho de 2021, o Comitê de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) reuniu-se e iniciouo planejamento visando às Eleições 2022. O presidente do grupo de trabalho, juiz membro do Tribunal Dr. Marcos de Oliveira Pinto foi o responsável por conduzir o encontro virtual.

Desde a posse do magistrado, ocorrida no dia 27 de abril do corrente ano, essa foi a primeira reunião relacionada à temática de combate à desinformação. Por tal razão, Dr. Marcos solicitou aos demais componentes do Comitê uma síntese das principais atividades desenvolvidas pelo grupo nas eleições anteriores.

O servidor Hermano Santos (DG) e a servidora Lídia Matos(EJESE) pontuaram sobre a realização do I Fórum de Enfrentamento à Desinformação, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJESE) do TRE-SE no dia 21 de outubro de 2019. A oficina de checagem, ministrada pela agência LUPA,em maio de 2020, para os servidores, magistrados, membros do Ministério Público e jornalistas, também foi relembrada como boa prática do comitê.

A respeito da reunião, o magistrado afirmou que se “tratou de uma conversa inicial para que pudesse tomar parte das atividades elaboradas e já executadas nas gestões anteriores, bem como serviu para formular novas soluções para o combate às famigeradas fake news em âmbito estadual.

Em adição, o juiz Marcos sugeriu intensificar ações publicitárias junto às rádios locais. Enfatizou que é necessário construir um plano de comunicação robusto para que se faça a informação de qualidade chegar lá na ponta. E esse alcance mais amplo é facilitado por meio das emissoras de rádio.

O juiz finalizou a reunião ressaltando a importância estratégica da Comissão de Enfrentamento à Desinformação e reiterando o desejo em continuar o excelente trabalho desempenhado pelo antecessor, Dr. Leonardo Santana, ex-juiz membro do TRE-SE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido