9ª Zona concluiu a digitalização de todos os processos físicos

O processo mais antigo, agora digitalizado, data de 1982

TRE-SE digitalização de processos 9ª ZE
Digitalização

A 9ª Zona Eleitoral (Itabaiana) concluiu a digitalização de todos os processos constantes em seu arquivo. O trabalho foi realiza de julho de 2020 a janeiro de 2021 (aproximadamente, sete meses). Segundo a chefe de cartório, Josefa Lourenço dos Santos, os processos físicos, agora digitalizados, ocupavam 170 caixas.

Dois servidores executaram a empreitada. Foram digitalizados processos de diversos tipos: administrativosregistro de candidaturaprestação de contasação penalinquéritosduplicidade de filiação partidária, etc. documento mais antigo do arquivoagora digitalizado, data de 1982, trata-se do Recurso Eleitoral nº 5296/82“Apesar da pandemia e dos preparativos das eleições, que sempre demandam muito tempo da nossa equipe, concluímos com sucesso a digitalização”, disse Josefa Lourenço.

Vantagens advindas da digitalização: celeridade na localização de processos; desnecessidade de exposição dos servidores à poeira acumulada nas prateleiras e nos documentos; prevenção no caso fortuito de incêndio ou outro infortúnio, evitando-se a perda de processos; automação, uma vez que agora, com poucos cliques, é possível encontrar um processo, tarefa que absorvia tempo considerável de trabalho.

O serviço de modernização dos arquivos faz parte de um macroprojeto da Justiça Eleitoral de Sergipe. Em 2019, a Seção de Gestão de Documentos do TRE-SE oficiou às Zonas Eleitorais sobre a indispensabilidade de proceder à digitalização documental. O juiz Pablo Moreno Carvalho da Luz é a autoridade responsável pela 9ª ZE-SE.