VIII Fórum de Gestão Estratégica

Um retrato da administração

VIII Fórum de Gestão Estratégica
TRE-SE VIII Fórum de Gestão Estratégica

No dia 11 de dezembro, às 10h, por videoconferência, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube, aconteceu o VIII Fórum de Gestão Estratégica, evento do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A realização desse fórum está prevista no art. 7º da Resolução TRE-SE 161/2014, que aprovou o Planejamento Estratégico do TRE-SE para o ciclo 2015-2020, e na Portaria TRE-SE 124/2015. Representa uma das iniciativas referentes ao Macrodesafio no sentido de instituir a Governança Judiciária. O objetivo é promover a estratégia do TRE-SE, não só envolvendo magistrados e servidores e agregando a equipe com o propósito motivacional, mas também reconhecendo o trabalho desenvolvido por todos.

Participaram do evento  magistrados, servidores do TRE-SE e representantes de órgãos parceiros: Justiça Federal – Seção Judiciária de Sergipe, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região – TRE-SE, Secretaria de Controle Externo do TCU em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Procuradoria da República em Sergipe, OAB – Seccional de Sergipe, Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE, Tribunal de Contas de Sergipe – TCE-SE, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe, 28º Batalhão de Caçadores do Exército, Polícia Militar de Sergipe, e Centro de Surdos de Aracaju.

O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, abriu o evento cumprimentando, agradecendo aos participantes e dizendo: “A gestão estratégica é essencial para uma execução perfeita (ou quase perfeita) dos parâmetros atinentes à administração pública. O referente ao período anterior, iniciado em 2015, foi executado com pleno sucesso, com resultados positivos, cumprindo metas estabelecidas no Macrodesafio. Destaco a excelência do planejamento relativo às Eleições 2020. A pandemia fez com que se multiplicassem os trabalhos da Justiça Eleitoral, mas conseguimos que os eleitores e os demais envolvidos no processo eleitoral pudessem participar com segurança, com a saúde protegida, ou seja, houve total êxito no processo democrático.”

O vídeo institucional referente a fatos e atos ocorridos nas Eleições 2020, produzido pela Assessoria de Imprensa e Comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe foi apresentado e mostrou o cumprimento dos protocolos de segurança sanitárias, além de outras atividades referentes ao trabalho no pleito.

O diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa Maciel Filho, cumprimentou a todos, expressou a satisfação de fechar o exercício de 2020 e disse que o planejamento estratégico com a governança são pilares para uma gestão satisfatória. “Estamos terminando mais um ciclo, em 2021, iniciaremos outro que perdurará até 2026. Pela primeira vez, o planejamento será um trabalho conjunto entre os Regionais e o TSE. Tenho certeza do êxito, até porque já estão intensificados os trabalhos iniciais. Estamos sob a responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento Estratégia e Governança, bem conduzida por Marcelo Gerard. Estamos também fechando o biênio 2019-2020 comandados pelo Des. José dos Anjos, nosso presidente. Contamos com a mão segura e equilibrada de um desembargador experiente e que soube conduzir tanto o processo eleitoral como a administração de forma transparente, lúcida e confiando na capacidade dos servidores desta Casa. Agradeço ao desembargador pela confiança. Aprendi muito com Dr. José dos Anjos, tanto em termos jurídicos como convivenciais. Superamos os percalços impostos pela Covid-19. Destaco alguns feitos desta administração: A Eleição 2020 (dois turnos), eleições suplementares (Riachão do Dantas e São Francisco); a conquista do Selo Diamante de qualidade – CNJ; conquista do 1º lugar no Selo Transparência – CNJ, em 2020; implantação do projeto Gestão por Competências etc.” concluiu.

O chefe da Seção de Acompanhamento de Dados Estatísticos do TRE-SE, Marcelo Barreto Filho, apresentou o Boletim Estatístico Especial 2020. Cumprimentou a todos, comentou sobre ser este um ano atípico, de muitos desafios. Afirmou que a Justiça Eleitoral se saiu muito bem. O boletim traz informações sobre as iniciativas relacionadas ao Macrodesafio do Planejamento Estratégico, alistamento eleitoral, situações relacionadas ao eleitor etc.

Em seguida, foi exibido o vídeo sobre o Planejamento Estratégico 2021-2026, produzido pela Assessoria de Comunicação e pela Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Governança do TRE-SE, apresentado pela servidora Ada Cristiane Campos, chefe da Seção de Otimização de Processos Organizacionais. Ela detalhou as nuances do Planejamento Estratégico 2021-2026. “Em observância ao princípio da transparência e ao primado da participação popular na gestão pública, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe abriu consulta pública para que os cidadãos participem da definição do Planejamento Estratégico 2021-2026”, disse.

O coordenador de planejamento estratégia e governança, Marcelo Gerard de Almeida Andrade, proferiu a palestra Novas tecnologias de votação e o exercício dos direitos democráticos. Ele apresentou um histórico sobre a votação eletrônica e as novas tendências conforme o avanço tecnológico. O Brasil tem o maior arquivo de dados biométricos do mundo. Marcelo comentou que o futuro é o voto pela internet. “Estônia é o país que tem o serviço de governança eletrônica mais desenvolvido do mundo, todos os serviços governamentais são fornecidos por procedimento on-line. Na Estônia, em 2005, já se realizou a votação tanto com o voto por computador quanto por celular”. A vantagem da Estônia é que toda a população está integrada. No Brasil, principalmente, na zona rural ainda falta muita gente ter acesso à internet e novas tecnologias, conforme as estatísticas apresentadas. O TSE já estuda seriamente a possibilidade de voto pela internet no Brasil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido