TRE-SE atinge a maior pontuação no Selo de Linguagem Simples do CNJ
O TRE-SE superou todos os tribunais e obteve a mais alta pontuação no ranking do CNJ referente ao Selo de Linguagem Simples

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) foi contemplado com o Selo de Linguagem Simples e obteve a maior pontuação do país, em avaliação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com 296,38 pontos, o TRE-SE superou os demais tribunais dos diversos segmentos da Justiça: Eleitoral, Federal, Estadual, Trabalhista e Militar.
A pontuação reflete o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe com a excelência na gestão pública, consolidando a atuação da Justiça Eleitoral sergipana como referência nacional.
O TRE-SE foi reconhecido em vários eixos do Selo de Linguagem Simples. Nos Eixos 1 e 3, destacou-se com o projeto Descomplique Eleitoral: Justiça que fala a sua língua, que simplifica documentos e que promove comunicação mais acessível. No Eixo 2, apresentou o Protocolo de Cerimônia de Diplomação e o Roteiro de Diplomação dos Eleitos, aprimorando a clareza e a padronização das comunicações. Já nos Eixos 4 e 5, o destaque foi o projeto Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições, reconhecido por aliar inovação e responsabilidade social no combate à desinformação.
Esses projetos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação do TRE-SE – i9SE, pela Secretaria Judiciária (SJD), pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) e pela Comissão do Cerimonial.
Conforme a Portaria CNJ nº 191/2025, as práticas foram avaliadas segundo os critérios de eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e acessibilidade.
O Selo de Linguagem Simples integra a iniciativa do CNJ voltada a promover a transparência e a facilitar a comunicação judicial com o objetivo de garantir que as pessoas compreendam melhor os textos e procedimentos legais. Dessa forma, são reduzidas barreiras e ocorre a aproximação entre a população e os órgãos de justiça.
O reconhecimento ora em tela evidencia o trabalho conjunto de magistradas(os), servidoras(es), e colaboradoras(es) do TRE-SE no sentido de tornar a comunicação mais acessível e inclusiva, adotando linguagem clara, direta e compreensível, especialmente nos textos referentes às decisões judiciais.
Audiodescrição: Em um fundo amarelo, há um selo redondo azul com uma faixa horizontal azul mais clara atravessando o centro. Dentro do círculo, está o desenho de um balão de fala branco com três linhas horizontais. Na parte superior do círculo está escrita a palavra “LINGUAGEM” e na parte inferior, “SIMPLES”, ambas em letras brancas.