35ª ZE realiza o Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro em Umbaúba
Estudantes participaram de diálogos sobre cidadania e democracia

Nos dias 5 e 6 de novembro, a 35ª Zona Eleitoral promoveu ações do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro em quatro escolas do município de Umbaúba. A ação reforça a importância da participação política de adolescentes de 16 a 18 anos. As atividades foram conduzidas pela juíza titular da 35ª ZE, Daniela de Almeida Bayma Valdívia.
No primeiro dia, 5 de novembro, houve palestra, às 9h, no Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana (AFV) e, às 10h30, no Centro de Excelência de Educação Profissional Ulisses Guimarães. No dia 6, foram contemplados a E.M.E.F. Carlos Eduardo Ribeiro Santana, às 9h, e o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, às 10h30. Nesta segunda etapa, o promotor de justiça Diego Gouveia Pessoa de Lima também participou, ampliando o diálogo com as(os) estudantes sobre cidadania e democracia.
A programação foi realizada pela equipe da 35ª ZE, composta pelos servidores Hélcio Mota, Alícia Kimberly, Claudia Lisboa, Edmundo dos Santos, Rosigleide Oliveira, Vitória Reis e Raylla Gabriele. Durante os encontros, as(os) jovens receberam orientações sobre a segurança das urnas eletrônicas, o valor do voto, o combate às fake news e o papel do eleitor na construção da democracia. As(Os) estudantes interagiram com perguntas, reflexões e comentários, fortalecendo o caráter participativo.
Nos eventos, ocorreu simulação prática de votação, foram utilizadas urnas eletrônicas. A dinâmica permitiu que as(os) alunas(os) experimentassem etapas do processo eleitoral, desde a identificação da eleitora e do eleitor até a confirmação do voto, o que despertou entusiasmo e tornou o aprendizado mais participativo.
O projeto alcançou resultados expressivos. Isso reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a formação cidadã em relação às novas gerações e estimula o protagonismo juvenil na defesa da democracia.
A 35ª ZE abrange os municípios de Umbaúba (sede), Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy. À frente dos trabalhos comando a 35ª ZE, está a juíza Daniela de Almeida Bayma Valdívia. O chefe de cartório é Hélcio José Vieira de Melo Mota.
Audiodescrição: Um grupo de pessoas está posicionado em pé, posando para a foto em um corredor. Há homens e mulheres, duas pessoas em cadeiras de rodas e dois profissionais de segurança uniformizados nas extremidades. Todos parecem sorridentes e arrumados, como em um evento ou encontro formal. Em primeiro plano, há uma mesa com flores azuis.






