Alunos de Direito Eleitoral da Unit visitaram o TRE-SE
A programação foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) em parceria com o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL)

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu, na manhã da última sexta-feira (21), alunas(os) do curso de Direito da Unit. Os discentes acompanharam a sessão de julgamentos do colegiado e, em seguida, visitaram algumas unidades do Tribunal. A programação foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) em parceria com o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL).
No início da sessão, o presidente Diógenes Barreto destacou a presença da turma de Direito Eleitoral e Constitucional, cumprimentando o professor José Eduardo de Santana Macedo, doutor em Direito Político e Econômico e ex-juiz membro da Corte Eleitoral sergipana. A vice-presidente em substituição, Desa. Simone de Oliveira Fraga, ressaltou a relevância da visita dos acadêmicos, enfatizando que “Momentos como este são fundamentais para aproximar o ambiente acadêmico da prática jurídica, contribuindo para a formação de futuros profissionais com uma visão mais ampla e crítica do direito, fortalecendo o processo democrático.”
Após a sessão, o servidor Elielson Santos e a servidora Cássia Polito (EJESE) receberam os alunos nas dependências da EJESE. Elielson e Cássia ministraram uma palestra demonstrando o processo eleitoral e suas etapas, a importância da democracia, o enfrentamento à desinformação (fake news), entre outros tópicos.
Na sequência, os alunos foram recebidos no Centro de Memória pela servidora Carmen Luíza Nascimento. Os estudantes conheceram um pouco mais sobre a história da Justiça Eleitoral e, por meio da observação de documentos, objetos e textos sobre a história das eleições, ampliaram sua visão sobre a evolução do sistema eleitoral brasileiro e a relevância da memória para o fortalecimento democrático. Carmen Luíza égestora do Centro de Memória, presidente da Comissão Permanente de Gestão de Memória (CPGM) e membro da Comissão Nacional de Memória Eleitoral.
Por fim, as(os) futuras(os) juristas foram até o Parque de Urnas do TRE-SE. Eles foram recebidos pelo servidor Manoel Marcondes Barros e acompanharam explicações técnicas a respeito do funcionamento do dispositivo de votação e seus mecanismos de segurança.
Audiodescrição: imagem em plano geral da visita de jovens ao plenário do TRE-SE. Nessa ocasião eles acompanharam uma sessão de julgamento.