55º encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais
O evento reuniu representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o Brasil

No período entre 26 e 29 de março a cidade de Foz do Iguaçu-PR sediou o 55º encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento aconteceu no hotel Recanto Cataratas.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) estiveram a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Ana Bernadete Leite de Carvalho e as servidoras Ana Patrícia Franca Ramos Porto, coordenadora da Corregedoria e Camila Brasil, chefe do gabinete da CRE.
O evento abordou temas importantes, como a terceirização nos Cartórios Eleitorais. Os participantes acompanharam um curso sobre práticas cartorárias e discutiram o combate ao uso de documentos fraudulentos nas operações RAE (requerimento de alistamento eleitoral). Também foram debatidos assuntos como o procedimento de Cartas Precatórias, desafios institucionais e proposições relacionadas à Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, incluindo questões sobre o cadastro eleitoral e evolução de sistemas como SINCO e Pardal.
Destacaram-se projetos inovadores, como o “Censo indígena, quilombolas e comunidades tradicionais” e o “Meu Voto, Meu Poder”, além de discussões sobre saúde mental nas organizações, com a palestra do psiquiatra Augusto Cury. A programação culminou com a elaboração da Carta de Foz do Iguaçu, consolidando as principais deliberações.
O CCORELB
Fundado em 18 de maio de 2000, na cidade de São Luís (MA), o Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil é uma associação nacional sem fins lucrativos reunindo desembargadores e desembargadoras que atuam como corregedorias e corregedores nos Tribunais Regionais Eleitorais, além do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, que é membro nato honorário e presidente de honra do colegiado e tem como missão o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, a uniformização de diretrizes e critérios administrativos, a troca de boas práticas e experiências entre as Corregedorias Regionais, além do estudo e do aprofundamento de temas relacionados à atividade correicional. Também desempenha um papel essencial na interlocução com o Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral para debater desafios e propor soluções que impactam a Justiça Eleitoral em todo o país.
Audiodescrição: Em primeiro plano, foto em ângulo fechado mostra três mulheres com cabelos cumpridos e idade entre 30 e 50 anos. Ao fundo um Telão com as informações do evento.