Treinamento sobre comunicação cidadã objetiva aprimorar o atendimento as(os) eleitoras(es)
Capacitação vai fortalecer a escuta ativa e a comunicação inclusiva nos cartórios eleitorais de Sergipe

No período entre 15 e 18 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Seção de Desenvolvimento de Competências – SEDEC, realizará o curso “Comunicação cidadã no atendimento aos eleitores e eleitoras: linguagem que acolhe, escuta e conecta”, voltado para servidoras e servidores que atuam diretamente no atendimento ao público nos Cartórios Eleitorais.
O objetivo é capacitar servidoras e servidores requisitados a desenvolverem uma comunicação clara, empática e humanizada, contribuindo para um atendimento alinhado aos princípios de cidadania, inclusão e escuta ativa, considerando que o contato do eleitor ou da eleitora com o cartório muitas vezes é o primeiro, e único, encontro direto com a Justiça Eleitoral.
As aulas serão presenciais e ocorrerão em duas turmas com, aproximadamente 50 participantes cada, totalizando 100 servidores beneficiados. A primeira turma participará nos dias 15 e 16 de julho, e a segunda, nos dias 17 e 18 de julho.
O curso será ministrado por meio deexposição dialogada, dinâmicas de grupo, simulações de situações reais e rodas de conversa, estimulando a participação ativa e a troca de experiências. Os participantes também receberão um e-book exclusivo “Atender é também educar”, que reforça o papel do servidor como agente de cidadania.
Ao final do curso, as servidoras e servidores participantes responderão a um formulário de avaliação, voltado para o conteúdo, aplicabilidade prática e a condução da facilitadora. Asaulas serão ministradas pela servidora Rosane Cristina da Silva, do TRE-SP, especialista em Comunicação e Oratória, em Direito Eleitoral e em Planejamento e Gestão Estratégica. Graduada em Pedagogia e Direito, possui vasta experiência em comunicação no setor público. Ocupante de cargo público desde 2002, iniciou sua carreira na Justiça Eleitoral em 2014, sendo atualmente lotada no TRE-SP como Chefe de Cartório Eleitoral.
Para Rosane essa é uma iniciativa inovadora do TRE “Esse treinamento valoriza os colaboradores da Justiça Eleitoral e oferece uma capacitação essencial em comunicação inclusiva, cidadã, linguagem simples e comunicação não violenta, abordando situações do dia a dia dos cartórios. O objetivo é aprimorar os servidores, aproveitando sua experiência no atendimento ao público, mas também trazendo um novo olhar sobre a importância da comunicação, da escuta ativa e do acolhimento de cada eleitor. A iniciativa do TRE-SE é inovadora e deve impactar positivamente todos os participantes, reforçando a comunicação como o maior patrimônio institucional.” Afirmou.
Audiodescrição: em primeiro plano várias pessoas de costas. Em segundo plano a palestrante do curso.