TRE-SE marca presença em ação “Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante” em São Cristóvão
Atendimentos, debates e serviços eleitorais reforçaram o compromisso do Tribunal com a cidadania

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participou, nos dias 29 e 30 de novembro, da ação “Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante”, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, realizada na EMEF Araceles Rodrigues Corrêa, em São Cristóvão.
A iniciativa levou aos moradores diversos serviços públicos essenciais, fortalecendo o acesso à cidadania e aproximando instituições da comunidade.
Durante os dois dias de evento, a van do Atendimento Biométrico Itinerante esteve no local oferecendo:
Alistamento eleitoral (primeiro título);
Revisão cadastral e transferência de domicílio;
Emissão de certidões;
Atualização de dados biométricos (foto, digitais e assinatura digitalizada);
Orientações gerais sobre a situação eleitoral.
O atendimento ao eleitor foi promovido pela Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe. Além disso, no estande da Justiça Eleitoral foram disponibilizados outros importantes serviços:
Recebimento de manifestações e orientações aos cidadãos, promovidos pela Ouvidoria Eleitoral e Ouvidoria da Mulher;
Roda de conversa sobre “A importância da participação feminina na política”, conduzida pela servidora Carmen Luiza Nascimento Cardoso e promovida pela Comissão Feminina - COFEM e pela Ouvidoria Eleitoral e da Mulher do TRE/SE.
Exposição “A Evolução das Urnas no Brasil”, organizada pelo Centro de Memória Eleitoral (CEMEL).
As servidoras e servidores presentes também realizaram escuta ativa do público, coletando manifestações, prestando orientações e aplicando pesquisa sobre o tema. Os dados coletados serão consolidados e disponibilizados no site da Ouvidoria da Mulher do TRE-SE, contribuindo para ações futuras do Tribunal.
A partir das impressões e resultados da pesquisa, o TRE-SE, por meio de sua Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Governança, desenvolverá projetos e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da participação feminina e ao aprimoramento das políticas institucionais.
Servidores participantes
A atuação do Tribunal no evento contou com a participação das servidoras e servidores: Luanda Luara Almeida de Araujo, Marília Silva de Almeida, Flavio Nascimento de Sena e Silva, Isabella Melo Aguiar, Carmen Luiza Nascimento Cardoso, Luciana Ádria Viana de Andrade, José Adriano Almeida de Souza, Roberta Feitosa Barreto de Castro, Kátia de Barros Bomfim Santana, Abdorá Coutinho Oliveira, Carlos Alberto Viana Júnior, Elessandro Santos e Maria Elizabete Santos Almeida.
A escolha de São Cristóvão para receber a iniciativa ocorreu em parceria com o Programa Periferia Viva, do Ministério das Cidades. Ao longo dos dois dias, a presença do TRE-SE reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão, a democratização do acesso a serviços públicos e o estímulo à participação social — especialmente de mulheres — no processo democrático.
Audiodescrição: Grupo de pessoas posando para foto em ambiente interno, organizadas em duas fileiras. A maioria veste camisetas claras. Ao fundo, painel verde com frases destacando “Respeito”, “Compromisso” e “Cidadania”, além de portas azuis nas laterais. Todos estão sorrindo, transmitindo sensação de união e participação coletiva.




















