Segurança nas instituições: TRE-SE realizou palestra na última sexta-feira (12)

O evento teve como público-alvo juízes, promotores eleitorais e servidores

O evento teve como público-alvo juízes, promotores eleitorais e servidores.
A palestra foi proferida pelo desembargador Paulo Alcantara do TRT-6

A Comissão Permanente de Segurança, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) promoveram, na manhã dessa sexta (12), no plenário Fernando Ribeiro Franco, uma palestra sobre segurança institucional. O público-alvo foi composto por juízes, promotores eleitorais e servidores. O objetivo é elevar o nível de consciência sobre a importância da segurança nas instituições.

Compuseram a mesa de autoridades do evento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, a procuradora federal Aldirla Pereira de Albuquerque,  a desembargadora Iolanda Santos Guimarães, a desembargadora Nise Pedroso presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), o diretor-geral do TRE-SE Rubens Lisboa e os juízes membros Edmilson da Silva Pimenta, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, Breno Bergson Santos, e Cristiano César Braga de Aragão Cabral.

A palestra foi proferida pelo desembargador Paulo Alcantara, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). O tema central foi “Como ser forte sem ser violento”. As explanações mostraram a importância de um plano de segurança bem elaborado e de uma polícia Judicial qualificada e treinada para diversas situações. Enfatizou ainda que o investimento em políticas públicas que promovam a educação, podem ser uma das principais linhas de combate a criminalidade. O fortalecimento e a integração entre os tribunais e o estímulo de parcerias e cooperação com outros órgãos também foram destaque em suas falas.

O Juiz e Hélio de Figueiredo Mesquita Neto ressaltou a importância de ter um planejamento estratégico de segurança e concluiu dizendo que “é melhor estarmos preparados quando preciso for do que arremedar uma resposta quando formos atacados”.

O presidente Diógenes Barreto agradeceu a presença da presidente do (TRT-6), desembargadora Nise Pedroso. Referindo-se ao palestrante agradeceu e disse ser de grande relevância o assunto discutido servindo para chamar atenção para um quesito importante como é a segurança da instituição e seus membros. “Esse tema faz com que nos preocupemos com a segurança que nos possibilitará desenvolver um trabalho mais tranquilo.”

O desembargador Dr. Paulo Alcantara é natural de Recife (PE). O magistrado é gestor titular no Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e no Termo de Cooperação Técnica em Pernambuco para a implantação do Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (PNAT).

Audiodescrição: foto do palestrante em ângulo fechado mostra homem branco, com idade entre 45 e 65 anos, cabelos grisalhos, usando óculos, segurando um microfone com a mão esquerda.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido