Campanha abril azul e verde
Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o cuidado com acidentes de trabalhos são os temas abordados

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da Seção de Assistência à Saúde, apoia a campanha Abril Azul e Verde. Durante esse mês, temas importantes como transtorno do espectro autista (TEA) e o cuidado com acidentes de trabalhos são abordados com mais intensidade através de campanhas, palestras e debates.
A cor azul representa as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por comportamentos atípicos, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
De acordo com a enfermeira Ana Cristina Almeida (Seção de Assistência à Saúde) “é necessário estar atento ao desenvolvimento da criança, pois, por meio dele é que se percebe os possíveis sinais do espectro. É importante ressaltar que, o diagnóstico precoce aliado ao adequadotratamento, promovem um maior desenvolvimento de habilidades por parte da criança, melhorando assim a sua condição de vida.”
A cor verde faz referência ao cuidado com acidentes no trabalho e a importância da saúde e segurança no ambiente. O objetivo da iniciativa é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.
O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.
Fontes: com informações de Abril verde e gov.br