TRE-SE recebeu alunos de graduação em Direito da Faculdade Pio Décimo
A visita guiada objetivou esclarecer dúvidas acerca do processo eleitoral e fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições

Na manhã de ontem (8), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu alunos do primeiro período de graduação em Direito da Faculdade Pio Décimo em visita guiada aos setores do Tribunal. A visita foi organizada pela professora da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito Patrícia Nara Santana de Oliveira – que sempre traz seus alunos para interagir e conhecer a história da Justiça Eleitoral.
A servidora Lídia Cunha Mendes Matos, secretária da Escola Judiciária Eleitoral (EJESE),recebeu as(os) estudantes no plenário Des. Fernando Ribeiro Franco, onde ministrou a palestra explicando o processo eleitoral.
Lídia também discorreu sobre informações falsas, ou fake news, e sobre a necessidade de combatê-las, principalmente, em se tratando de matéria eleitoral. “A desinformação é a informação desconstruída. A gente deve ter muito cuidado com o encaminhamento das informações. A grande questão do Poder Judiciário, hoje, é ter soluções com mesmo potencial de alcance da desinformação”, disse Lídia.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher – comemorado ontem, 8 de março –, a servidora aproveitou também para falar do eleitorado sergipano e brasileiro como um todo. Ao frisar a participação feminina nos cargos políticos, elogiou a atuação dos votantes do estado nas Eleições de 2022: “Sergipe, que nas eleições de 2022 que não tinha representatividade feminina na CâmaraFederal, elegeu duas deputadas federais mulheres. Hoje, em termos percentuais, em relação ao número de cadeiras reservadas ao Estado deSergipe, 25% são ocupadas por mulheres. O Nordeste tem um percentual menor (11,92%), e o índice de participação feminina no Brasil também é menor que a sergipana 17,73%”, explicou a palestrante.
Em seguida, Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes, assistente da Assessoria da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (ASEJE), recebeu as(os) alunos no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL). Ela explanou sobre a história da Justiça Eleitoral sergipana, mostrou vasta documentação, objetos e textos para elucidar, por exemplo, a evolução do formato do título de eleitor e da urna eletrônica.
Também foram sorteados três exemplares do “Código eleitoral anotado e legislação complementar 2022”. Os graduandos contemplados foram Clauany Isabel Costa Santos, Gabriella de Veiga Cabral Chiappetta Braga e Paulo Fernandes Bezerra.
Após conhecer o CEMEL, as(os) alunas(os) foram levadas(os) ao depósito de urnas, onde foram recebidos pela chefe e pelos assistentes da Seção de Administração de Urnas (SEAUE), Mônica Martins Ávila Prado, Manoel Marcondes Barros da Silva e Cláudio Gonçalves de Souza, respectivamente. Na seção, eles obtiveram explicação referente à segurança e aos testes executados na urna eletrônica, além de entenderem a diferença entre o que ocorre com as urnas em anos eleitorais e em anos não eleitorais.
Audiodescrição: Na fotografia, mais de vinte alunas e alunos de direito da faculdade Pio Décimo observam atentamente a servidora Cármen Luiza. Eles encontram-se no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).