Exposição itinerante celebra os 90 anos da JE
Nos dias 19 e 20 de abril, duzentos alunos visitam a exibição

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), com o objetivo de celebrar os 90 anos de criação da Justiça Eleitoral no Brasil, realiza, nos dias 19 e 20 de abril, a exposição itinerante no Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), localizado no Shopping Jardins.
Segundo a diretoria do instituto, durante os dois dias de evento, 200 alunos visitam a exposição, uma das ações em comemoração aos 90 anos da JE. As servidoras da Escola Judiciária Eleitoral (EJESE) Lídia Cunha Mendes de Matos, Carmen Luiza nascimento Cardoso Menezes e Cristiana Lima Correia estão representando a Justiça Eleitoral no evento.
A exposição conta com alguns itens do acervo permanente do Centro de Memória Eleitoral de Sergipe (CEMEL), a exemplo, as réplicas dos pelouros (bolas de cera utilizadas para armazenar os nomes dos candidatos na época do Brasil colonial), uma urna de madeira, um exemplar de urna de lona e uma urna eletrônica. O objetivo é demonstrar a evolução do processo de votação no Brasil e a atuação da Justiça Eleitoral.
O Instituto JCPM de Compromisso Social atua, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Tem como norte de suas ações elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental. Com unidades no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, já atendeu 45 mil jovens desde a criação, no final de 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-universitário e de férias, qualificação profissional, jovem aprendiz e formação empreendedora.